Ansioso e depressivo? A corrida pode ajudar

Ansioso e depressivo? A corrida pode ajudar

Desporto

Ansioso e depressivo? A corrida pode ajudar

A ansiedade e a depressão são dois dos maiores problemas do século XXI. O excesso de trabalho, a perda de alguém próximo ou mesmo a tensão financeira podem ser causas para este mal-estar. Sabia que, segundo um estudo, uma das soluções pode estar numa corrida?

Artigo de Pedro Ramos Bichardo

10-07-2017

Que a corrida era um dos desportos com mais benefícios para a saúde já todos sabíamos. Agora, um estudo afirma que este tipo de exercício físico ajuda a controlar a ansiedade e a depressão. Quem avança com esta descoberta é a Universidade de Bonn, na Alemanha, onde especialistas avaliaram dez atletas.

Com o objetivo de concretizar esta investigação, os responsáveis analisaram o antes e depois de uma corrida de duas horas. Para isso, foi utilizada a Tomografia de Emissão de Pósitrons (PET), que consiste numa técnica de neuroimagem. As comparações das imagens, do antes e depois da corrida, provaram que há um aumento de endorfina em certas regiões do cérebro. Zonas essas associadas a funções relacionadas com as emoções.

 

“Essas descobertas sustentam a Teoria dos Ópióides e sugerem efeitos específicos da região em áreas frontais do cérebro que estão envolvidas no processamento de estados afetivos e humor”

 

Fica assim percetível que a corrida ajuda a libertar a endorfina e monoamina. Estas são fundamentais na excitação, emoção e cognição. Como tal, é notório um melhoramento do humor, ajudando a aliviar a ansiedade e a controlar a depressão.

 

Não sou atleta profissional. Mesmo assim, a corrida pode ajudar?

Na verdade, sendo corredor profissional ou amador, os resultados comprovam-se. Em ambos os casos há um aumento de euforia e bem-estar. Após a corrida, em maior distância, os níveis de ansiedade e depressão são menores. Isto em comparação com indivíduos sedentários.

No que diz respeito à ansiedade, em particular, este tipo de desporto regula a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo. Consequentemente, os sintomas de formigueiro (devido à má circulação do sangue), provocados pela ansiedade, diminuem.

 

Antes da corrida

Acreditamos que se sofre de ansiedade e depressão vai apostar na corrida. Mas atenção! Antes de se aventurar pelas estradas, caminhos e atalhos tenha em atenção o calçado escolhido.

Com certeza que inicialmente não vai conseguir aguentar duas horas. Não desista! Damos-lhe algumas dicas para melhorar a sua aptidão neste tipo de exercício físico.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Pedro Ramos Bichardo

10-07-2017



RELACIONADOS