André é sinónimo de golos no clã Vidigal

André é sinónimo de golos no clã Vidigal

Desporto

André é sinónimo de golos no clã Vidigal

Extremo de 19 anos já é internacional sub-20 português e uma das grandes figuras do Fortuna Sittard, equipa que garantiu a subida ao escalão principal.

Artigo de André Cruz Martins

04-05-2018

O Fortuna Sittard, orientado pelo português Cláudio Braga, garantiu há poucos dias a subida à I Liga holandesa, 16 anos depois da última presença e contou com o contributo de quatro jogadores lusos: Mica Pinto, Lisandro Semedo, Miguel Santos e ainda André Vidigal, antigo futebolista da Académica e que é o mais recente membro do clã Vidigal a brilhar nos relvados.

André é filho de Beto Vidigal e sobrinho de Luís, Toni, Lito e Jorge Vidigal. Tal como os seus familiares, começou a jogar nos alentejanos do Elvas, que representou nos iniciados e nos juvenis. Nos juniores, mudou-se para a Académica, onde cumpriu duas temporadas nesse escalão, realizando ainda cinco jogos na equipa principal, em 2016/17.

Joga habitualmente como extremo, em qualquer dos flancos, e é uma das grandes figuras da sua equipa. Apesar do Fortuna ter terminado em segundo lugar, garantiu a única vaga direta de promoção porque o campeão foi o Ajax B, que está impossibilitado de competir na I Liga, para não se cruzar com o “clube-pai”.

Marcou dez golos esta época no Fortuna Sittard

No último verão, aceitou o convite do treinador Cláudio Braga e acompanhou os compatriotas Mica Pinto, Miguel Santos e Lisandro Semedo nesta aventura holandesa. Com este último, forma uma dupla de extremos veloz e goleadora: André fez 10 golos esta época em 31 jogos e Lisandro, que foi o melhor marcador da equipa, faturou por 15 vezes em 39 partidas.

André chegou por empréstimo, mas em dezembro último os holandeses acionaram a cláusula de compra, com a Académica a ter uma percentagem numa futura venda do seu passe.

O internacional sub-20 português não cabe em si de contente pela boa época realizada. “Estou muito feliz com o momento. Tinha o sonho de jogar noutros campeonatos, mas não esperava que fosse já. Vim sem receio, até porque o estilo do futebol aqui beneficia-me. Joga-se muito ao ataque, há muitos golos e o futebol é muito ofensivo”, referiu, em entrevista ao site “Desporto ao Minuto”.

Tem o sonho de jogar no FC Barcelona

Em entrevista ao site da FPF, reconheceu o peso da herança familiar. “Os meus tios foram jogadores profissionais, o meu pai também. Sou o mais novo da família, é natural que sinta o peso do nome. Quero muito mostrar qualidade, evoluir e ir longe no futebol”, frisou, confessando que o tio Luís é uma grande fonte de inspiração: “Na nossa família, ele foi o que mais vezes representou Portugal. Falamos quase todos os dias. Os melhores conselhos que me deu foi para não baixar os braços, seguir sempre forte e mostrar uma mentalidade vencedora”.

Luís Vidigal que não poupa nos elogios ao sobrinho. “Ele vai dar continuidade ao clube Vidigal. É um dos melhores marcadores do Fortuna Sittard e está a bombar. Até já querem acionar a opção de compra à Académica. Deixa lá ver o que a gente faz com aquilo”, referiu, em entrevista ao “Observador”, poucos dias antes da formação holandesa ter comprado o passe do extremo em definitivo.

E até onde poderá chegar o jovem extremo? Ambição não lhe falta. “Sonho conquistar a Liga dos Campeões e chegar aos maiores clubes do mundo, como o FC Barcelona, que é uma equipa que gosto imenso de ver jogar. Chegar à Seleção A e ser campeão do Mundo também são sonhos, mas isso só o irei conseguir com trabalho e foco”, referiu, elegendo Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar como as maiores referências.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

04-05-2018



RELACIONADOS