Allison Stokke, a atleta que ficou famosa pelo corpo

Allison Stokke, a atleta que ficou famosa pelo corpo

Desporto

Allison Stokke, a atleta que ficou famosa pelo corpo

Uma foto tirada há 11 anos, mudou a vida de Allison Stokke. A atleta não soube lidar com a fama e viu a vida virada do avesso.

Artigo de Bruno Seruca

20-05-2018

Uma fotografia é mais do que suficiente para mudar radicalmente uma vida. Que o diga Allison Stokke que viu a sua realidade alterar drasticamente por causa de uma fotografia que foi captada sem que se apercebesse. Tudo aconteceu em 2007, quando tinha apenas 17 anos. Naquela altura, a jovem norte-americana era mais mais uma atleta estudantil. Que aguardava a sua vez para participar numa competição de salto à vara. A pose sensual em que foi fotografada acabou por mudar a vida da jovem que se viu atirada para a fama. Quando só queria participar nos Jogos Olímpicos.

 

Ficou famosa pelo corpo, mas Allison Stokke continua a só querer participar nos Jogos Olímpicos
Allison Stokke, em 2007

 

Mas já lá vamos à participação olímpica. Até ao momento da famosa fotografia, Allison Stokke tinha uma vida igual à de milhões de outros jovens atletas que sonham construir carreira no desporto. É certo que já tinha feito alguns trabalhos enquanto manequim, mas o foco estava no atletismo. E não se safava mal pois já tinha batido alguns recordes no salto à vara. Allison cresceu na California e a entrada no desporto dá-se à “boleia” de David, o irmão mais velho que já tinha bastante fama no desporto nacional e internacional.

Allison Stokke só queria ser reconhecida pelo mérito enquanto atleta

Allison Stokke deparou-se com alguns problemas de agenda pois tinha dificuldade em gerir o horário escolar e o mapa de treinos (estando longe de imaginar o que viria a acontecer). Ao mesmo tempo que tentava encontrar equilíbrio entre a vida estudantil e o atletismo, Allison alimentava o sonho de participar nos Jogos Olímpicos. Até que chega o dia da famosa imagem. Que algumas vozes defendem não ter sido tão inocente como aparenta por ter aparecido num blogue masculino. Teorias à parte, tudo mudou depois daquele momento.

A atleta e a jovem estudante deixaram de existir. O corpo e a sensualidade de Allison passaram a correr mundo. O autor da imagem ainda tentou fazer com que fosse retirada da internet por estar a destruir a vida da jovem, mas nada havia a fazer pois uma vez na internet, para sempre na internet. Allison transformou-se numa espécie de musa do salto à vara a quem ninguém ficava indiferente. Do anonimato comum a qualquer jovem, a atleta passou a ser procurada por jornalistas de todo o mundo. Todos queriam saber quem era Allison, ainda que a jovem só quisesse realizar o sonho desportivo.

A sensualidade e beleza física de Allison passaram a ser um dos principais temas na Internet

Allison Stroke acabou a ser perseguida por alguns fãs e aceitou dar uma entrevista ao YouTube – sobre as melhores técnicas para o perfeito salto à vara – na esperança de que esse momento pudesse acabar com a curiosidade e interesse das pessoas. A estratégia não correu bem e o vídeo acabou por ter pouco sucesso com o público a continuar interessado no corpo da atleta. Nesta altura, Allison apoiou-se na família.

A fama acabou por ter um impacto negativo junto de Allison. Que não tinha condições para participar em competições, com medo de quem lá pudesse estar. Até fechada em casa tinha medo de dar de caras com alguém que tivesse conseguido saber a sua morada. A atleta também nunca lidou bem com o facto de o relevo estar na sua imagem e nunca na qualidade enquanto praticante de salto à vara. Com a ida para a universidade, Allison tomou a decisão de desaparecer das redes sociais, de modo a voltar a ter uma vida normal.

Algo que conseguiu. Formou-se em Sociologia ao mesmo tempo que voltava a ser boa atleta, conseguindo classificações interessantes. Allison tinha o objetivo de estar presente nos Jogos Olímpicos de Londres (2012), algo que acabou por não acontecer. Era o início do fim do sonho olímpico mas o início de outra realidade.

A atleta mantém o sonho de participar nos Jogos Olímpicos

Allison Stokke decidiu voltar à vida mediática, desta vez por iniciativa própria. A atleta assumiu o lugar de modelo, aproveitando a abordagem de diversas marcas que queriam trabalhar consigo, como é o caso da Nike. Associou-se também à GoPro para associar a câmara ao desporto que pratica. O sucesso das primeiras campanhas acabou por abrir portas para muitas outras.

 

 

Atualmente, 11 anos depois da famosa fotografia, a vida de Allison Stokke pode ser comparada à de tantas mulheres que partilham parte das suas vidas nas redes sociais, associando a beleza física à prática desportiva. O sonho de participar nos Jogos Olímpicos mantém-se e a isto junta a vontade de querer ser um exemplo para que as pessoas percebam quais os perigos da fama quando esta é alcançada de forma errada e sem que seja procurada pela pessoa.

Fotos: Reprodução Instagram e DR

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

20-05-2018



RELACIONADOS