Bruno Lage faz com Taarabt o que Vieira garantiu ser impossível

Bruno Lage faz com Taarabt o que Vieira garantiu ser impossível

Desporto

Bruno Lage faz com Taarabt o que Vieira garantiu ser impossível

Adel Taarabt era carta fora do barulho no elenco do Benfica e alvo de piadas dos adversários. Bruno Lage, qual mágico, conseguiu bater todas as probabilidades.

Artigo de Hugo Mesquita

01-04-2019

Quando Bruno Lage substituiu Rui Vitória no comando técnico do Benfica, no que se esperava que fosse apenas uma situação provisória, foi afirmado que a missão passava por conquistar os adeptos. O bom futebol que a equipa tem apresentado, a que se juntam também os resultados, faz com que esta prerrogativa esteja cumprida. Um feito incrível de um jovem treinador que tem no comando da equipa principal das “águias” o seu primeiro desafio “a sério”. Ainda assim, o feito mais assinalável de Lage, para já, é a reintegração do marroquino Adel Taarabt.

Taarabt foi sempre o alvo principal das piadas dos adeptos rivais e, mesmo entre os adeptos do Benfica, era encarado como um dos piores negócios de sempre de Luís Filipe Vieira. Veio a custo zero, é certo, mas o seu alto salário – cerca 2,3 milhões de euros por ano  – pesava de sobremaneira nas contas do clube, ainda para mais por um jogador que nunca fez um jogo oficial pela equipa principal.

1387 dias depois, Taarabt estreou-se na equipa principal do Benfica

O talento nunca lhe foi negado. Brilhou na sempre competitiva Premier League, ao serviço do Queens Park Rangers, e foi lhe apontado um futuro de grande sucesso. Chegaram mesmo a comparar o marroquino com Zidane, também ele com origens no Norte de África, mas o médio nunca conseguiu corresponder a essas altas expectativas. Não por falta de talento, diga-se, mas antes por um acumular de atitudes pouco profissionais.

Leia também: Kai Havertz, o jovem “maestro” que toca piano e adora “Fortnite”

A Taarabt foi sempre apontado o pouco empenho nos treinos. A isto junta-se também problemas com excesso de peso e ainda uma perdição por “noitadas”. As lesões foram também uma constante. Por muito talento que tivesse, o passado tornava-o sempre numa opção de grande risco. O Benfica fez a aposta. Deu-se francamente mal. Mas, quase quatro anos depois, as coisas podem estar a mudar.

Veja o vídeo:

“Tem 29 anos e teve uma carreira brilhante até certa altura, depois perdeu imenso tempo e a responsabilidade é dele”

Depois de ter chegado à Luz no verão de 2015, no primeiro ano de Rui Vitória, o médio só neste passado fim de semana, frente ao Tondela, se estreou na principal equipa do Benfica. Longe de impressionar, Taarabt mostrou alguns dos pergaminhos que antes lhe apontavam ao topo. Quase borrou a pintura, com uma entrada assassina sobre um adversário, mas foi importante na vitória suada do Benfica contra a equipa de Pepa.

Bruno Lage já tinha alertado que o médio marroquino estava a fazer um excelente trabalho nos treinos. Afirmou que, se assim se mantivesse, ia ter a sua oportunidade. O dia de Taarabt chegou. Foi o escolhido para mudar os rumos do acontecimentos frente ao Tondela. Passou à frente de colegas mais cotados, como Zivkovic, Cervi, Gedson ou Krovinovic.

Há dois anos, Luís Filipe Vieira disse que Taarabt não jogava mais pelo Benfica

“É um jogador que esteve comigo na equipa B e mostrou sempre vontade de dar a volta à sua vida. Tem 29 anos e teve uma carreira brilhante até certa altura, depois perdeu imenso tempo e a responsabilidade é dele. Mas treina sempre com uma vontade enorme e sentimos que lhe devíamos dar uma oportunidade de treinar com a equipa principal. As oportunidades dependem dos jogadores. Jogar no Benfica é muito fácil. É preciso treinar com intensidade muito alta e agarrar as oportunidades tendo rendimento”, disse Bruno Lage na antevisão do jogo frente ao Tondela.

Leia ainda: Cerveja, tabaco e Cristiano Ronaldo entre as confissões de Eden Hazard

Será este o maior milagre de Bruno Lage? Assumirá o marroquino um papel de relevo na chamada “reconquista”? Luís Filipe Vieira tinha afirmado há dois anos, depois de uma polémica entrevista dada por Taarabt à France Football, que o jogador nunca mais iria vestir a camisola do Benfica. A verdade é que 1387 dias depois de ter aterrado em Lisboa, Taarabt estreou-se com a camisola do Benfica. O presidente dos encarnados engole agora um sapo, mas que poderá ser muito saboroso no final das contas.

Foto: Reprodução Instagram Sport Lisboa e Benfica

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

01-04-2019



RELACIONADOS