Kubica era considerado uma das maiores promessas das pistas da Fórmula 1. Destacou-se a pilotar pela BMW-Sauber e em 2010 foi contratado pela Renault, equipa com a qual já tinha feito testes enquanto júnior.
O primeiro ano do piloto polaco na escuderia francesa foi positivo. Não ganhou nenhum grande prémio, mas conseguiu três pódios (Austrália, Mónaco e Bélgica), tendo ficado em 8.º lugar na classificação geral da temporada. Já tinha feito um 6.º e 4.º lugar na BMW (2007 e 2008 respetivamente), embora com menos pontos do que na época da Renault (136 pontos contra 39 e 75).
Em 6 de fevereiro de 2011 tudo mudou. Durante a pré-temporada da Fórmula 1, Kubica participou no rali “Ronde di Andora”, em Itália, a pilotar um Skoda Fabia. Durante a prova, o piloto perdeu o controlo do carro e foi contra os as proteções laterais da pista. Resultado deste acidente, Kubica sofreu múltiplos traumatismos, tendo o mais grave sido numa mão, que ficou em risco de ser amputada. O piloto esteve internado 2 meses e passou por 4 cirurgias.
O regresso à Formula 1 estava condenado devido às mazelas na sua mão direita. ” Nem mesmo uma boa e longa reabilitação poderia levar à recuperação plena da mobilidade da mão de Kubica”, revelou Igor Rosello, cirurgião pessoal do piloto, quando questionado sobre a impossibilidade de Kubica voltar à Fórmula 1.
A oportunidade acabaria por aparecer no WRC (Mundiais de Rali). Kubica voltou a competir a 9 de setembro de 2012 – um ano e sete meses depois do acidente – no “Ronde di Gomitolo Lana”, rali disputado na Itália, pilotando um Subaru Impreza.
Kubica teve uma carreira discreta na competição, mas parece ter chegado à forma plena. A Renault já confirmou que o piloto vai fazer testes pela escuderia francesa em Hugaroring, antes do Grande Prémio da Hungria.
“Os primeiros dois dias de testes (1 e 2 de agosto) permitiram tanto ao Robert como a nós reunir muita informação. A sessão que se segue com o R.S.17 no Hugaroring permitir-nos-á a todos obter dados precisos e detalhados num carro atual com as condições representativas”, afirmou o diretor da Renault Sport F1, Cyril Abiteboul.
Nas declarações a comunicação social, Cyril não quis adiantar datas para um eventual regresso em pleno do polaco de 32 anos: “Depois deste teste, vamos analisar cuidadosamente a informação recolhida para determinar em que condições será possível ao Robert voltar a competir nos próximos anos.”
O regresso de Kubica poderá agitar o mercado de pilotos na F1, uma vez que vários pilotos acabam os contratos esta época.
Já em 2007, o piloto polaco tinha sofrido um aparatoso acidente no Grande Prémio do Canadá, mas saiu ileso do embate. Veja o vídeo desse acidente:
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