Abel Ferreira, de patinho feio em Portugal a treinador da moda aliciado com milhões

Abel Ferreira, de patinho feio em Portugal a treinador da moda aliciado com milhões

Desporto

Abel Ferreira, de patinho feio em Portugal a treinador da moda aliciado com milhões

Abel Ferreira é o treinador da moda no Brasil e já se fala no assédio ao português, com uma proposta de muitos milhões vinda da Arábia.

Artigo de Equipa Paraeles

04-12-2020

Abel Ferreira nunca foi um treinador consensual em Portugal. Em boa verdade, podemos até dizer que era uma espécie de patinho feio, para quem olhavam com desconfiança. O que faz com que muitos desvalorizem o percurso daquele que está a caminho de ser o novo treinador da moda a nível internacional. Isto quando estamos a falar de nomes portugueses.

Leia ainda: 10 treinadores que não deviam ter voltado onde foram felizes

Em 2011, Abel Ferreira terminou a carreira de jogador ao serviço do Sporting. Para trás ficavam passagens pelos clubes Vitória Sport Clube, Braga e Penafiel, no qual iniciou a carreira. Assim que pendurou as chuteiras, passou a treinar a equipa sub-19 do clube de Alvalade. Em 2013/14 passava para a equipa B dos “leões” e na temporada seguinte mudava-se para os bês do Braga. Em 2016/17 assume o comando principal dos arsenalistas e quis o destino que o primeiro jogo fosse em Alvalade. Vitória para o Braga e um discurso fora do comum captaram a atenção de todos.

Abel Ferreira estreou-se como treinador na equipa sub-19 do Sporting

Apesar de uma carreira sólida ao comando do Braga, muitas foram as críticas dirigidas a Abel Ferreira. Principalmente por parte dos adeptos dos clubes adversários. Com muitos, em conversas de café, a acusarem o treinador de facilitar nos jogos frente ao Benfica e de ser muito duro nos embates frente ao Sporting. Ainda assim, o nome do treinador chegou a ser associado ao clube de Alvalade, gerando grandes debates entre os sócios e adeptos leoninos.

Veja também: 10 jogadores que sofreram de depressão

E é mesmo no rescaldo de um jogo entre Braga e Sporting que Abel Ferreira protagonizou um dos momentos mais escaldantes da sua passagem pelo futebol português. Depois de ter sido eliminado da Taça da Liga pelos “leões, Abel Ferreira acabou por se exaltar durante a conferência de imprensa. Além das críticas ao futebol português, ficou célebre a frase “vou embora”, que se tornou viral. E acabou mesmo por sair, ainda que não nessa altura.

No início da temporada 2019/20, Abel Ferreira troca o Braga pelo PAOK, atual campeão grego. Na estreia na Grécia ficou-se pelo segundo lugar, atrás do Olympiakos, treinado pelo português Pedro Martins. No início desta temporada, quis o sorteio da UEFA que PAOK e Benfica se encontrassem numa pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. Mais uma vez, muitos adeptos disseram que a equipa de Jorge Jesus teria o caminho facilitado pelo treinador. Só que em campo tudo foi diferente e, pela primeira vez, Abel Ferreira derrotou o Benfica. Com o golo da vitória a ser apontado por Zivkovic, que acabara de trocar as “águias” pelo clube de Salónica.

“É um cara feito para o Palmeiras, porque é um cara vencedor e que quer vencer”

E se a saída de Braga teve a sua dose de surpresa, o que dizer do adeus ao PAOK. Quando ninguém esperava, Abel Ferreira deixa a Grécia para rumar ao futebol brasileiro, assinando contrato com o Palmeiras. E de patinho feio, o treinador português, de 41 anos, acaba por estar na moda do outro lado do Atlântico. Com apenas nove jogos ao serviço do verdão, muitos são os elogios a Abel Ferreira. “O Abel é um cara jovem. Ele vai demonstrar o DNA de vencedor com títulos. Chegou a um país novo, tem muito a nos ensinar, assim como nós temos muito a ajudá-lo. Ele é muito inteligente, um cara sábio, isso faz toda a diferença. Ele tem o jeito de saber falar com o atleta, de saber colocar a ideia de jogo na cabeça dos jogadores, e ele tem feito isso com a gente nos treinos”, disse Felipe Melo, um dos jogadores mais emblemáticos da equipa. “Estou muito feliz com a chegada dele. Confesso que eu realmente não conhecia o trabalho dele, mas hoje posso afirmar que ele é um cara feito para o Palmeiras, porque é um cara vencedor e que quer vencer”, acrescenta.

Proposta milionária das arábias

E a verdade é que a estadia de Abel Ferreira no Brasil também pode ser curta. Relatos oriundos do outro lado do Atlântico dão conta do assédio ao treinador português. Um clube árabe – que não foi identificado – estará na disposição de pagar a cláusula de rescisão do treinador, que não chega aos cinco milhões de euros. Estando ainda a acenar com um contrato de duas épocas, com um ordenado total de quase 9 milhões de euros. Ainda assim, diz-se que Abel Ferreira não pensa abandonar o clube, estando focado em levar o Palmeiras à conquista de títulos como o brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.

Fotos: Cesar Greco/reprodução Instagram Palmeiras

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

04-12-2020



RELACIONADOS