A maioria dos portugueses trabalha oito horas por dia, 40 por semana. Isto sem contar com possíveis horas extra. E em muitos casos o horário laboral está associado à completa inatividade física. São muitas horas sentado numa secretária a olhar para um computador. A isto junta-se uma postura corporal que é… péssima. Ou seja, nada ajuda! Há até quem coma na sua secretária e não aproveite o período de almoço para alguma atividade física. A solução para corrigir esta problema está em praticar exercícios no trabalho. Fica a conhecer 9 exercícios que vão melhorar a tua saúde.
Aproveitar o horário de trabalho para praticar alguns exercícios é uma realidade comum a poucas pessoas. Até porque quem o faz ainda é visto como o «estranho» do escritório. O que faz com que algumas pessoas sintam vergonha em realizar alguns exercícios durante o horário de trabalho. A tua saúde pede que percas a vergonha e está na hora de começar a fazer ginástica no trabalho. Fica a conhecer os 9 exercícios que facilmente podes fazer em qualquer local de trabalho.
1 – Andar
É o exercício mais básico e lógico. O que não significa que seja aquele que as pessoas mais fazem. Por outro lado, é o exercício mais discreto de todos. E ninguém irá olhar de lado para ti. Caminha durante 10 minutos e tenta ter um ritmo de 100 passos por minuto. O que é fácil.
Perde a vergonha e combate o sedentarismo no trabalho.
2 – Flexões na secretária
Este é um dos exercícios que alguns trabalhadores temem com risco de ser alvo de piadas entre os colegas. É um pouco duro mas eficaz para o corpo. Certifica-te de que a tua secretária não desliza para evitares uma situação incómoda.
3 – «Todos com as mãos no ar»
Imagina que estás numa festa. Estás a ver aquele movimento de dança em que as pessoas levantam os dois braços? É isso mesmo, com as palmas das mãos voltadas para o teto. Sendo que a esse movimento juntas o de levantar uma perna de cada vez. Podes dificultar o exercício agarrando em garrafas de água. Se alguém perguntar algo, podes sempre dizer que estás a ensaiar para uma festa.
4 – Murros
Podes realizar este exercício em simultâneo com o primeiro. Ou em separado. Solta o Rocky Balboa que há em ti e mostra o talento para o boxe com 20 repetições.
5 – O Hulk
Estás recordado do Hulk? Então, certamente que te recordas de uma das posições mais populares do personagem musculado. E é isso que tens de recriar neste exercício. Enquanto marchas no mesmo lugar, e ligeiramente curvado para a frente, levantas os braços lateralmente. 20 repetições suficientes e até podes, caso sejas mais extrovertido, imitar os sons do Hulk.
6 – Parece que vais correr (só que não)
Este exercício assemelha-se ao movimento de corrida, mas é para fazer no mesmo local e não irritar o patrão com corridas no escritório. Levantas um braço, até ao cotovelo, de cada vez. E quando o fazes, dobras a perna contrária. 20 repetições.
Com criatividade podem ser feitos diversos exercícios no local de trabalho.
7 – Levantar os joelhos
Este exercício é bastante simples, mas não é dos mais discretos. Levantas um joelho de cada vez, movimento que é acompanhado com a descida dos dois braços em simultâneo. 20 repetições.
8 – Agachamento com salto
Este é aquele te irá ajudar a queimar mais calorias. É também dos mais complicados e um dos que te irá fazer suar mais. Como se isto não bastasse, é aquele que provavelmente os colegas mais vão estranhar. Trata-se do agachamento tradicional acompanhado de salto. Certifica-te de que tens espaço. 10 repetições.
9 – Fundos na cadeira
Apoias os braços na cadeira, que irás agarrar nas laterais, e movimentas o corpo para cima e para baixo. É consideravelmente discreto e na última das 10 repetições, ficarás confortavelmente sentado. Caso a cadeira tenha rodinhas, assegura-te de que não irá sair do lugar.
Os exercícios que aqui partilhamos foram testados em diversos locais de trabalho e diversos especialistas recomendam que os faças de forma a combater a obesidade e sedentarismo.