8 dicas para não engordares um quilo nesta quadra

8 dicas para não engordares um quilo nesta quadra

Desporto

8 dicas para não engordares um quilo nesta quadra

O Natal está cheio de tentações. Principalmente no que à comida diz respeito. Se tens dificuldade em resistir aos pratos e doces desta época, fica a saber o que fazer para manteres a linha.

Artigo de Equipa Paraeles

15-12-2017

A tradição de Natal de ter uma mesa cheia de coisas gostosas e de compartilhar tanto o jantar da véspera como o dia seguinte junto da família e amigos mais próximos, é sem dúvida algo que pelo menos metade do mundo adora. São dias vividos em plenitude, mas por vezes torna-se difícil não exagerar na hora de comer. No entanto, há algumas atitudes simples que poderás adotar antes, durante e depois do Natal. E que farão com certeza toda a diferença, principalmente se sofres de obesidade ou excesso de peso. Fica a saber o que tens de fazer para que esta quadra festiva não pese na balança.

1 – Controla as porções
Quando a variedade é muita torna-se ainda mais difícil resistir aos pratos e doces típicos desta época. Não é realista restringir tudo aquilo que vais comer, mas se gostas de muitos dos pratos típicos desta época, opta por ingerir quantidades pequenas de cada um deles. Poderás até dividir uma fatia de bolo ou um outro doce com outra pessoa.

 

Se gostas de muitos dos pratos típicos desta época, opta por ingerir quantidades pequenas de cada um deles.

 

2 – Corta nos alimentos de que menos gostas
Se a tua perdição são os doces, não haverá necessidade de consumires arroz ou batata nas refeições principais já que irás consumir uma grande quantidade de carboidratos até o final do dia. Por outro lado, se aquilo que gostas mesmo é o peru com batata, ou qualquer outro prato típico, tenta controlar-te ou até evitar as sobremesas.

 

Se a tua perdição são os doces, não haverá necessidade de consumires arroz ou batata nas refeições principais já que irás consumir uma grande quantidade de carboidratos até o final do dia.

 

3 – Aumenta o consumo de legumes
O Natal tem também algumas opções saudáveis, como por exemplo os legumes servidos com os pratos principais. Estes alimentos são ricos em fibras que vão ajudar-te a sentir mais saciado, evitando que comas alimentos hipercalóricos exageradamente.

4 – Bebe muita água
É normal que tenhas mais sede durante estes dias, seja por consumir mais alimentos doces ou salgados. Um aumento do consumo de água ajuda não só a aliviar a sede, mas também a diminuir o apetite já que o estômago fica mais cheio.

 

 

5 – Aproveita o descanso do Natal para passear
O Natal deve ser passado com aqueles que mais gostamos, mas isso não implica ficar em casa o dia inteiro. Se o tempo assim o permitir, junta um grupo de pessoas, incluindo crianças, e aproveita para caminhar, visitar um parque ou brincar ao ar livre. Desta forma não só digerirás melhor os alimentos, como também evitarás que continues a comer ao longo do dia.

 

Se o tempo assim o permitir, junta um grupo de pessoas, incluindo crianças, e aproveita para caminhar, visitar um parque ou brincar ao ar livre.

 

6 – Mastiga bem
O nosso corpo demora algum tempo para compreender que estamos cheios, e por isso quanto mais tempo demorares para terminar a refeição mais cheio te sentirás. Além disso, uma boa mastigação dos alimentos garante que uma boa digestão aconteça, que nestes dias de excessos se torna mais complicada.

 

 

7 – Atenta na alimentação fora dos dias de festa
Um dos motivos pelos quais as pessoas engordam nesta época não se prende especificamente com os dias de festa, mas todos os jantares entre amigos e colegas de trabalho que os antecedem o Natal. Se não queres agravar a situação, limita os excessos aos dias em que estes são necessários.

8 – Congela ou distribui as sobras
Também no sentido de minimizar os estragos fora dos dias de festa poderás congelar as sobras. E consumi-las em outra ocasião especial, num dia em que te apeteça. Ou até distribuí-las para outras pessoas que estejam presentes nas festas.

Se és daquelas pessoas que nem no Natal deixam de praticar desporto, aproveitando para correr, lê este texto para saberes os cuidados que não podes ignorar nesta altura do ano.

Texto: 121doc

 

Lê mais artigos em destaque

20 presentes que eles vão querer este Natal
20 presentes que eles vão querer este Natal

 

Miss dezembro revela beleza do atletismo nacional
Miss dezembro revela beleza do atletismo nacional

 

Como os homens seduzem mulheres casadas
Como os homens seduzem mulheres casadas

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

15-12-2017



RELACIONADOS