7 verdades e mitos sobre alongamentos

7 verdades e mitos sobre alongamentos

Desporto

7 verdades e mitos sobre alongamentos

Afinal, devemos ou não alongar antes e depois da prática de exercício físico? O paraeles aborda este e muitos outros mitos relacionados com os alongamentos.

Artigo de Bruno Seruca

30-09-2018

Já todos fomos aconselhados a alongar antes de iniciar o treino. Bem como a fazer o mesmo no final da prática desportiva. Mas será que se trata de uma boa dica? Esta e muitas outras questões fazem com que muitas pessoas fiquem sem saber quais os verdadeiros benefícios, e eventuais perigos, relacionados com os alongamentos no ginásio. Para acabar com a confusão, o paraeles dá a conhecer 7 verdades e mitos sobre alongamentos.

Alongar antes do treino de musculação é fundamental para evitar lesões
MITO. Existem diversos estudos que revelam que o alongamento neste caso específico leva à redução de potência dos músculos, fazendo com que fiquem mais fracos. O que faz com que os alongamentos possam levar a uma lesão.

É fundamental para a postura
VERDADE. Os alongamentos ajudam a que os músculos fiquem no comprimento ideal e isto será bastante importante para que consiga ter uma postura correta. As articulações também agradecem.

O aquecimento deve ser feito com alongamentos
MITO. Ao alongar estamos a afastar as pontes cruzadas dos músculos, o que leva a uma pior contratibilidade. Isto leva a uma menos produção de força durante o treino quando se quer produzir o máximo.

Existe a ideia de que os alongamentos servem apenas para aumentar a flexibilidade

Alongar pouco tempo não serve de nada
VERDADE. Os alongamentos não devem ser feitos à pressa nem durante pouco tempo. Apesar de não ser uma regra, 3 séries de 30 segundos, três vezes por semana, é algo aconselhado.

Os alongamentos são importantes para que os músculos não fiquem mais pequenos
MITO. É uma ideia muito comum, mas errada. Até porque alongar músculos que sofreram muitas contrações leva ao aumento do risco de provocar um número mais elevado de microlesões. Isto resulta numa menor velocidade de recuperação depois do treino.

Não é bom apenas para a flexibilidade
VERDADE. Muitas pessoas acreditam que os alongamentos só estão relacionados com o aumento flexibilidade, mas também é bom para relaxar ou preparar um movimento específico.

Ajuda na prevenção de dores
MITO. Na realidade não previne o aparecimento de dores, pois as mesmas são um resultado das microlesões que levam ao crescimento dos músculos. O que não impede que os alongamentos sejam benéficos no final do treino. Até porque o movimento da musculatura fará com que mais sangue preencha essa zona. E como o sangue transporta nutrientes, é algo que será importante na recuperação muscular. Mas é importante ter em conta que os alongamentos devem ser leves e relaxantes. Só assim funciona.

 

Foto: Reprodução Instagram

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Artigo de
Bruno Seruca

30-09-2018



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