O mais difícil já conseguiu. O primeiro passo está dado, já começou uma rotina de exercício físico e com o tempo irá ganhar cada vez mais gosto por isso e já não conseguirá viver sem essa rotina. Agora, feito o mais complicado, importa aperfeiçoar o exercício. Isso pode ser feito ajustando cada vez mais as atividades às suas necessidades ou, por exemplo, aumentando a intensidade. Nesta melhoria da prática física, importa também deixar de cometer alguns dos erros mais básicos, comuns entre aqueles que começaram a fazer exercício físico – a sério – agora. Esses erros mais comuns estão muitas vezes relacionados com a alimentação. São, aparentemente, inocentes, mas podem quase que deitar completamente por terra todo o esforço que colocou no seu treino. São cinco os erros que apontamos, todos pós-treinos e efetivamente ligados com a refeição, e escrutinamos todos de seguida.
Leia ainda: A teoria que defende que bastam 30 segundos por dia para ganhar músculos
5 erros que não deve cometer depois de fazer exercício físico
Comer em demasia. Calorias gastas depois o treino, é com alguma naturalidade que o corpo peça para recompor essa energia. O apetite cresce e como teve um treino produtivo pode pensar, erradamente, que pode comer tudo o que quiser. Se o fizer, o esforço terá sido em vão.
Comer muito tempo depois do treino. Este erro é quase o inverso do anterior. É importante comer depois de ter feito exercício, o ideal será 30 minutos depois. É importante para manter o nível de açúcar no sangue equilibrado e evitar a fome. Se estiver próximo de uma das refeições principais do dia, consuma entre 400 a 500 calorias. Se for a meio de refeições, escolha um snack de 200 a 300 calorias com proteína e hidratos de carbono.
Veja também: 5 atividades físicas que prolongam o bom funcionamento dos batimentos cardíacos
Ingerir bebidas energéticas. Se tiver um ritmo de treino intenso, próprio de quem já tem uma rotina mais avançada, é importante a gestão de bebidas energéticas, pois são importantes para restabelecer a hidratação mais rapidamente. Isto porque ajudam a desenvolver a energia sob forma de açúcar reabastecem o nível de eletrólitos. Mas se tem um treino mais moderado, a água é a melhor opção para se hidratar.
Snacks com muito açúcar ou cafeína. Sente-se cansado e procura um pouco de açúcar ou cafeína para recuperar energia. Vai sentir um pico, naturalmente, mas será momentâneo, o que o levará a repetir a dose. Feitas as contas, mais um treino “atirado para o lixo”.
Demasiada proteína. Equilibre a ingestão de proteína com hidratos de carbono complexos, como legumes, fruta ou cereais. São uma fonte de energia, enquanto que a proteína repara os seus músculos. A gordura é bem-vinda, desde que de qualidade (peixes gordos, por exemplo).