3 treinadores portugueses na melhor liga do mundo

3 treinadores portugueses na melhor liga do mundo

Desporto

3 treinadores portugueses na melhor liga do mundo

Carlos Carvalhal vai treinar o Swansea da Premier League, juntando-se a José Mourinho e Marco Silva no comando de equipas da primeira liga inglesa.

Artigo de Hugo Mesquita

28-12-2017

O treinador português está mesmo na moda. Depois de José Mourinho ter aberto as portas ao mundo aos treinadores lusos, muitos foram aquelas que foram dando cartas nas principais ligas europeias, mostrando que as portas abertas pelo fenómeno do ‘Special One’ estão ainda longe de fechar.

Recentemente, tivemos o fenómeno Paulo «Zorro» Fonseca, que teve nas bocas do mundo, não só por ter surgido numa conferência de imprensa mascarado do herói do Z, como também por ter qualificado os ucranianos do Shakhtar Donetsk para os oitavos da Liga dos Campeões, num grupo que contava também com Manchester City, Nápoles e Feyenoord. O feito do antigo treinador do FC Porto é ainda mais impressionante se tivermos em conta que foi o único que conseguiu derrotar o super Manchester City, de Guardiola, este ano.

 

 

Sabe quem foram as personalidades do ano do futebol português

Felizmente há outros exemplos de sucesso. Leonardo Jardim conseguiu ser campeão na Ligue 1 (Primeira Liga Francesa) condenada a ter o PSG como campeão ad eternum. O percurso de Marco Silva em Inglaterra – primeiro no Hull City e agora no Watford – é outro bom exemplo da qualidade do treinador luso. Não nos podemos esquecer também do trabalho de outros treinadores como André Villas-Boas e Paulo Sousa.

 

Carlos Carvalhal substitui Paul Clement no comando do Swansea

 

A porta agora abriu-se a um novo nome. Já conhecido em Inglaterra –treinou o Sheffield Wednesay durante 2 temporadas e meia – Carlos Carvalhal é o novo treinador do Swansea City. Na equipa do País de Gales, Carlos Carvalhal vai encontrar Renato Sanches, que foi emprestado aos ‘swans’ pelo Bayern Munique.

Carvalhal chega ao Swansea após ter sido despedido pelo Sheffield, depois de uma série de 7 jogos sem vencer para a segunda divisão inglesa. O português recebe um contrato de seis meses e terá como principal objetivo garantir a manutenção da equipa na Premier League (Swansea está no último lugar a 5 pontos da linha de água).

 

Marco Silva chegou em situação semelhante ao Hull City

Marco Silva chegou ao Hull City, o ano passado, em condição semelhante e, apesar de ter dado boas indicações, não conseguiu garantir a permanência dos ‘tigers’ na principal liga inglesa. Carvalhal tem matéria prima de qualidade – casos de Bony, Jordan Ayew e o próprio Renato Sanches. Mas será suficiente? Conseguirá o português garantir a manutenção? Renato Sanches conseguirá, com Carvalhal, voltar a mostrar o futebol que encantou o mundo, tanto no Benfica, como na seleção nacional?

A estreia de Carvalhal está marcada para o próximo sábado (30/12) precisamente contra o Watford de Marco Silva.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

28-12-2017



RELACIONADOS