3 motivos que explicam por que o Cross Training é fundamental na preparação para uma maratona

3 motivos que explicam por que o Cross Training é fundamental na preparação para uma maratona

Desporto

3 motivos que explicam por que o Cross Training é fundamental na preparação para uma maratona

Se está a pensar correr uma maratona, é melhor acrescentar o Cross Training às rotinas de treino.

Artigo de Bruno Seruca

08-07-2018

A moda das corridas veio para ficar. Existem cada vez mais provas com as mais diversas distâncias e correr uma maratona passou a ser o objetivo de um vasto número de corredores. Se está a pensar correr os 42,195 quilómetros, deve ter em mente que se trata de uma prova bastante exigente do ponto de vista físico. Além de aumentar a distância que vai percorrendo nos seus treinos, talvez seja boa ideia acrescentar o Cross Training à sua rotina de treinos.

Quem o defende é Amy Costello, treinadora principal do F45 Tottenham Court Road, que garante que acrescentar o Cross Training, que não é mais do que combinar dois ou mais desportos, ao treino de corrida irá fazer uma grande diferença na performance. E que aponta três motivos pelos quais o Cross Training o ajuda a preparar uma maratona de forma mais eficaz.

O Cross Training leva a uma melhor performance numa maratona

1- Irá ficar mais forte
Amy Costello defende que, mais cedo ou mais tarde, os corredores de longas distâncias ficam viciados nos quilómetros que correm. O que considera um erro. “Correr uma infinidade de quilómetros é uma armadilha fácil na preparação para uma corrida de longa distância. O cross training é uma forma mais eficaz para se tornar um corredor mais forte, ficando sem lesões. Motivo pelo qual deve estar presente no treino de um corredor”, explica. A treinadora aconselha que se alternem treinos de cardio com força e resistência, dando como exemplo o HIIT.

2 – Apto e veloz
A corrida é bastante eficaz para as pessoas que desejam ficar em forma. E os novos corredores acabam por ficar mais rápidos. Mas a velocidade poderá ser um problema para corredores mais experientes. “O Cross Training fará com que seja um corredor mais eficiente, aumentará o poder e força e irá permitir que treine durante mais tempo com mais frequência, sem lesões ou fadiga”, defende Amy.

3 – Deverá haver treino com pesos?
Cardio é ótimo para queimar calorias durante os exercícios e uma das valias do HIIT é que esse efeito se prolonga após o final do treino. Esta modalidade tem exercícios que são feitos com pesos. E Amy garante que isto é essencial para quem quer correr uma maratona. “Além dos benefícios cardíacos, o treino com pesos ajuda a aumentar a resistência muscular, que é fundamental para todas as corridas”, conclui a treinadora.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

08-07-2018



RELACIONADOS