2 portugueses nos Jogos Olímpicos de Inverno

2 portugueses nos Jogos Olímpicos de Inverno

Desporto

2 portugueses nos Jogos Olímpicos de Inverno

Começa esta sexta-feira mais uma edição dos Jogos Olímpicos de Inverno. A Coreia do Sul recebe a prova que decorre até 25 de fevereiro.

Artigo de Hugo Mesquita

07-02-2018

A cidade de PyeongChang, na Coreia do Sul, abre as portas esta sexta-feira para mais uma edição dos Jogos Olímpicos de Inverno. Esta será a primeira vez que o país asiático vai receber os Jogos de Inverno. A capital, Seul, já tinha recebido, em 1988, os Jogos Olímpicos de Verão, prova onde Rosa Mota conquistou a medalha de Ouro na Maratona feminina.

A comitiva portuguesa que vai estar em PyeongChang, constituída por dois atletas –  Arthur Hanse e Kequyen Lam – partiu esta terça-feira rumo à Coreia. Esta é a primeira vez que Portugal vai estar representado em duas modalidades diferentes nos Jogos Olímpicos de Inverno. Arthur Hanse vai participar na prova de esqui alpino, já Kequyen Lam vai representar o nosso país nos 15 km em esqui de fundo.

«É a primeira vez que Portugal leva dois atletas em duas modalidades diferentes. Já levámos dois em esqui. Já levámos, há muitos anos [1988], em Calgari, quatro em bobsleigh. É mais um passo na afirmação dos desportos de inverno de origem portuguesa», sublinhou Pedro Farromba, chefe da Missão Portuguesa nos Jogos de PyeongChang.

Arthur Hanse, Sochi, em 2014


Arthur Hanse, 24 anos, repete a participação de Sochi 2014, em Esqui Alpino, competindo nas disciplinas de slalom e slalom gigante. «Estes são os Jogos da maturidade. Durante quatro anos trabalhei arduamente para estar preparado. Os Jogos Olímpicos são o sonho de todos os desportistas e representar um país com os valores olímpicos é muito importante para mim», diz o esquiador português nascido e residente em França, que tem no top 50 o seu principal objetivo.

Já Kequyen Lam, 38 anos, estreia-se nos Jogos Olímpicos, na prova dos 15 km Cross Country. Natural de Macau, mas residente em Vancouver, cumpre um sonho e diz ser «um orgulho representar Portugal.»

Na apresentação da Missão Portuguesa, Pedro Farromba destacou o forte trabalho dos atletas para estarem presentes em PyeongChang. A ambição portuguesa «sempre foi maior do que as nossas fronteiras», disse o chefe da Missão Portuguesa.

 

Jogos da Paz

Os Jogos Olímpicos de PyeongChang têm um ingrediente que promete imortalizar esta prova nos livros de história. Por se realizar na Coreia do Sul, a participação dos vizinhos do Norte esteve em risco, em conta com a crescente tensão vivida na península coreana. Os dois países anunciaram «tréguas» e a Coreia do Norte vai estar presente em PyeongChang. Nas palavras do secretário de Estado da Juventude e Desporto português, João Paulo Rebelo, este episódio demonstra que «o desporto voltou a confirmar que é indiscutivelmente um fator de união, de construção de um Mundo melhor.»

Por outro lado, há a questão Rússia. O país foi proibido de participar na prova pelo Comité Olímpico Internacional, devido aos alegados esquemas de doping, utilizados na edição anterior dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi, na Rússia. Semelhante sanção já tinha sido aplicada nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. O governo russo considerou a decisão do COI «vergonhosa».

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 vão decorrer entre 9 e 25 de fevereiro. Vai ter transmissão em direto nos canais Eurosport. A RTP2 irá assegurar a transmissão de resumos diários de 30 minutos, exibidos diariamente antes do Jornal 2, às 21 horas. Aos domingos, excecionalmente, os resumos irão para o ar às 20h30.

Foto: Comité Olímpico de Portugal

 

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

07-02-2018



RELACIONADOS