Estão eleitos os campeões nacionais do Red Bull BC One

Estão eleitos os campeões nacionais do Red Bull BC One

Desporto

Estão eleitos os campeões nacionais do Red Bull BC One

O Porto voltou a concentrar a nata de um desporto que combina uma elevada exigência física com largas doses de criatividade, sempre ao som de música muito ritmada.

Artigo de Equipa Paraeles

03-05-2022

Em cada Red Bull BC One é por demais evidente a evolução que o breaking está a registar no nosso País. Uma tendência que voltou a verificar-se na edição deste ano da competição, disputada este sábado (30 de abril), no Porto. Os vencedores – B-Boy Deeogo e B-Girl Vanessa – têm agora como missão representar Portugal na final mundial que se realiza em Nova Iorque em novembro. A qualidade do breaking português está claramente a subir e foi essa a principal tónica da final nacional do Red Bull BC One. Um total de 16 B-Boys e quatro B-Girls marcaram presença este sábado (30 de abril) naquela que é considerada a principal competição e montra de uma das mais dinâmicas e jovens modalidades da atualidade.

Leia ainda: Os desportos que o vão ajudar a dormir melhor

O Porto voltou a concentrar a nata de um desporto que combina uma elevada exigência física com largas doses de criatividade, sempre ao som de música muito ritmada. Desta vez o emblemático Hard Club, junto à Ribeira, foi o local escolhido para a disputa dos títulos nacionais de 2022. Nos diferentes momentos, a qualidade, criatividade e dinâmica dos atletas foi avaliada por um júri internacional de três elementos com créditos firmados na modalidade: os B-Boys XXL e Neguin e a B-Girl Dora. Max foi o anfitrião do serviço, enquanto o som foi conduzido pelo DJ Godzi.

Estão eleitos os campeões nacionais do Red Bull BC One

A B-Girl Vanessa foi a primeira a celebrar, com a revalidação do título depois de uma intensa batalha de três rounds frente à B-Girl Nastya. Aos 30 anos, a atleta de Leiria volta a receber a enorme responsabilidade de representar as cores lusas na final mundial agendada para novembro: “Estou determinada em pisar o palco de Nova Iorque, é esse o meu principal objetivo. Isso implica passar uma fase de qualificação que me dará acesso a uma disputa com as melhores”. Vanessa, que já se dedica profissionalmente ao breaking, destacou ainda “a clara evolução e entusiasmo que a modalidade vive neste momento em Portugal”.

Leia ainda: Descubra qual é a melhor hora para fazer exercício físico

No setor masculino foi o B-Boy Deeogo que cantou vitória, depois de reunir o consenso do júri frente ao B-Boy Found Kid. “Sendo eu do Porto, este foi naturalmente um momento especial. É a concretização de um sonho para o qual estava capacitado há muito e agora quero continuar esta caminhada de sucesso em Nova Iorque”, resumiu o atleta de 30 anos – 20 dos quais dedicados à prática do breaking.

O Red Bull BC One tem sido nos últimos 20 anos o grande palco internacional de uma modalidade que está em crescendo. O breaking, uma das várias formas de expressão das danças urbanas, é um movimento cultural iniciado nos anos 80 do século passado nas ruas de Nova Iorque e que rapidamente se expandiu por todo o mundo. A maior e mais prestigiada competição mundial de breaking 1v1 tem envolvido ao longo dos anos as referências da cena nacional, com os b-boys Bruce Almighty e Lagaet e a b-girl Vanessa a levarem bem longe as cores de Portugal.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

03-05-2022



RELACIONADOS