O recente caso de Rúben Semedo trouxe à tona um lado mais obscuro do futebol. O glamour, o dinheiro e a fama são apenas um dos versos da moeda. No outro, estão as histórias de jogadores que tiveram problemas com a justiça, com alguns deles a serem mesmo condenados a penas de prisão. Muitos deles, autênticas referências na modalidade.
Um dos problemas mais comuns, a várias gerações de futebolistas, é a dependência do álcool. Muitos atletas revelaram ter passado por esse calvário, que tirou a vida precocemente a muitos deles. Na atualidade, o problema mais comum são as fugas ao fisco. Cristiano Ronaldo e Messi encabeçam uma lista de vários que já foram acusados deste delito. Existem também casos mais graves relacionados com futebolistas, que vão desde as violações aos homicídios.
Tendo isto em conta, deixamos-te um onze de luxo de jogadores que já cumpriram e/ou foram condenados a penas de prisão. Podes ver quem são os jogadores na galeria.
Fotos: Reprodução Instagram
Siga o ParaEles no Instagram
1/11
Higuita - é um dos guarda-redes mais emblemáticos da história do futebol. O seu pontapé escorpião entrou nos momentos mais marcantes do futebol. Apesar de ser uma referência, não escapou às malhas da justiça. Foi preso em 1993 por envolvimento num rapto. Era amigo pessoal de Pablo Escobar.
2/11
Serge Aurier - Um dos laterais de maior qualidade da atualidade. Apesar da qualidade, o costa-marfinense já teve vários problemas disciplinares. O mais grave foi uma agressão a um polícia à porta de uma discoteca. A brincadeira custou-lhe 2 meses de pena de prisão.
3/11
Rúben Semedo - O antigo jogador do Sporting está a ser acusado de tentativa de homicídio, sequestro e posse ilegal de arma. Está neste momento detido.
4/11
Breno- Um defesa central brasileiro que prometia muito no início de carreira. Foi como jogador do Bayern Munique que foi condenado a três ano e nove meses de prisão por incendiar a casa.
5/11
Tony Adams - Uma lenda do Arsenal. Foi detido em 1990 quando teve um acidente de carro. No exame ao álcool, acusou um valor 27 vezes superior ao legalmente permitido. Foi condenado a quatro meses de prisão, mas só cumpriu dois.
6/11
Robinho - Uma estrela do futebol brasileiro e mundial. Jogou em grandes equipas como o Real Madrid, Manchester City e no Milan. Foi na cidade italiana que foi acusado de participar numa violação em grupo. Foi condenado a 9 meses de prisão. Enquanto aguarda a decisão do recurso, está a jogar na Turquia.
7/11
Joey Barton - Um dos jogadores mais polémicos da lista. Foi condenado duas vezes por agressão. Foi condenado a 77 dias de prisão. Atualmente, está sem clube depois de ter representado o ano passado o Burnley.
8/11
Paul Gascoigne - Um dos melhores jogadores ingleses de sempre. De estilo conflituoso, foi colecionando casos de indisciplina durante a carreira. Foi detido por condução sob influência do álcool. Apanhou um ano de pena suspensa e três anos sem poder conduzir.
9/11
Adam Johnson - Um jogador a quem auguravam um bom futuro. Foi condenado a seis anos de prisão por pedofilia.
10/11
George Best - Um dos maiores nomes de sempre do desporto. Um dos jogadores mais carismáticos de sempre. Passou algum tempo na prisão por conduzir com álcool e agredir um polícia.
11/11
Vítor Baptista - Um dos melhor avançados de sempre do futebol português. Viveu os últimos anos da vida em extrema pobreza. Passou algum tempo preso por roubo.
Siga o ParaEles no Instagram