Na hora de começar a treinar, todos temos aquele amigo que garante saber tudo sobre exercício físico. Mesmo que na realidade… pouco ou nada saiba. Ou então, e em caso de dúvida, recorremos a vídeos e páginas que também não são as melhores opções. E assim facilmente se vão passando mensagens erradas. E falsas. O que faz com que muitas pessoas ainda acreditem em ideias erradas relacionadas com idas ao ginásio e exercício físico. Como é o caso destas 10 mentiras, em que provavelmente acredita, que são esclarecidas pelo site Business Insider.
1 – Para estar em forma, basta treinar uma ou duas vezes por semana
Era bom que fosse verdade, mas é mentira. São necessárias entre 3 a 5 idas ao ginásio por semana para que os exercícios acabem por ter resultados reais. Quem o defende é Chris Jordan, um especialista em treino físico.
2 – Só fico fora de forma depois de duas semanas sem treinar
Na esmagadora maioria dos casos, bastam sete dias para que a formação muscular comece a diminuir.
3 – A melhor hora para treinar é de manhã
Há quem defenda esta ideia. Como também existem estudos que referem a noite como hora ideal. Nada disto tem de estar errado, mas a melhor hora depende de cada pessoa. O ideal é existir o hábito de treinar e uma sequência de horários fixa. Se tiver oportunidade de escolher, irá ficar baralhado. Falámos do estudo que remete para noite, já outro defende que aqueles que treinam pela manhã perdem peso mais depressa.
4 – A musculação transforma gordura em músculos
Esqueça a ideia de transformar gordura em músculo. Isso não existe. Até porque a gordura adiposa está debaixo da pele, entre os músculos e à volta de órgãos internos, como o coração. Aquilo que a musculação faz é ajudar a ganhar massa muscular no corpo. Se o objetivo é perder gordura, pense seriamente numa dieta saudável e pratique desporto, dando realce às atividades aeróbicas.
5 – Atividade física é o melhor para perder peso
Este talvez seja um dos maiores mitos da lista. E é uma grande mentira. Perder peso passa mais pela boca do que pelos treinos. “Em termos de perda de peso, a dieta tem um papel muito maior do que os exercícios”, explica Philip Stanforth, da Universidade do Texas. Que realça que treinar com regularidade é fundamental para controlar o peso e deve ser um aliado de um estilo de vida saudável.
6 – Abdominais com fartura é o melhor para definir a barriga
Os abdominais trabalham apenas os músculos abdominais. Já a prancha (corpo apoiado nos cotovelos e bicos dos pés) trabalha todos os grupos musculares do abdómen e costas. A isto deverá acrescentar exercícios aeróbicos que vão ajudar a queimar gordura.
7 – Correr uma maratona é o melhor para ficar em forma
Muitas pessoas desconhecem que podem ter os benefícios de uma corrida longa sem a necessidade de percorrer os mais de 42 quilómetros. Uma corrida de alta intensidade de 5/10 minutos por dia pode ajudar a alcançar os mesmos benefícios de longas horas a correr. Diversos estudos provam que exercícios de alta intensidade realizados em minutos são tão benéficos para a saúde como aqueles que demoram horas.
8 – Palavras-cruzadas e jogos de memória são os melhores exercícios para o cérebro
Não é bem assim… Exercício físico é o melhor para a saúde do cérebro. Muito melhor do que qualquer jogo de memória. Um estudo recente defende que exercícios aeróbicos, como corrida e caminhada, têm um impacto de realce no cérebro de pessoas de todas as idades.
9 – Nada melhor do que uma bebida isotónica para ficar hidratado
A maioria destas bebidas tem na sua composição açúcar, corantes e outros produtos químicos. É por isso que vários especialistas recomendam água e um snack de proteína no final do treino.
10 – Musculação é para homens
Todos conhecemos uma mulher que já ouviu dizer que a musculação é coisa de homens. Mais uma ideia errada. É uma boa opção para ganhar músculos, independentemente do género.