Squid Game, do guião guardado 10 anos às críticas da tradução e uma segunda temporada

Squid Game, do guião guardado 10 anos às críticas da tradução e uma segunda temporada

Culto

Squid Game, do guião guardado 10 anos às críticas da tradução e uma segunda temporada

Squid Game é a série do momento da Netflix e existem muitas coisas para descobrir sobre o controverso formato de terror.

Artigo de Bruno Seruca

07-10-2021

Squid Game é a série do momento da Netflix. Aliás, é mesmo a mais vista em todos os países, com mais de 62 milhões de pessoas presos ao ecrã para ver os nove episódios da série de terror criada por Hwang Dong-hyuk. O formato tem estado nas bocas do mundo com opiniões muito distintas. Há que adore e que não consiga ver o formato que, verdade seja dita, é um pouco pesado.

Leia ainda: Sex/Life, o triângulo amoroso mais quente de 2020 vai regressar à Netflix

Em traços gerais, Squid Game pode ser resumido como uma espécie de reality show em que 456 concorrentes tentam ganhar qualquer coisa como 33 milhões de euros. Para isso só têm de superar diversos jogos que remetem para a infância, como é o caso do Macaquinho do Chinês. Sendo que as derrotas têm consequências mortais. E quanto mais jogadores morrem, maior é o prémio monetário.

Squid Game esteve 10 anos na gaveta por ser um formato estranho e violento

É certo que Squid Game é hoje um fenómeno mundial. Ainda assim, a série só foi adquirida pela Netflix em 2019. E estamos perante um formato que esteve 10 anos na gaveta. Quem o revela é o autor do formato. Que demorou um ano (2008-2009) a concluir o guião. Na década seguinte esteve dedicado a outros projetos, até por considerar que tinha criado um formato estranho e violento para a época. E existe uma história curiosa. Hwang Dong-hyuk foi obrigado, numa altura em que vivia com a mãe e avó, a vender o computador portátil para concluir o guião de Squid Game. O criador também não poupa elogios à Netflix pela liberdade para fazer tudo como bem entendesse.

Críticas à tradução

Como acontece com qualquer formato de sucesso, Squid Game tornou-se num tópico popular nas redes sociais. E é por lá que se encontram muitas críticas. Que se centram na tradução para inglês. Aqueles que percebem coreano são da opinião que o brilhantismo dos diálogos originais se perde na tradução. Chegando mesmo a acusar que mudam por completo o programa para algo mais negativo.

Segunda temporada não está certa

Costuma ser o sucesso a ditar a continuidade de uma série. Ainda assim, isso poderá não chegar para que exista uma segunda temporada de Squid Game. De acordo com Bela Bajaria, um dos nomes fortes da Netflix, tudo irá depender da vontade do criador da série. Sendo que o serviço de streaming está a criar todas as condições para que Hwang Dong-hyuk avance para a continuidade de Squid Game.

Fotos: Reprodução IMDb

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

07-10-2021



RELACIONADOS