Em maio de 1963, em plena Guerra Fria, o jovem astronauta da NASA, Gordon Cooper, encontrava-se a orbitar a Terra, enquanto tentava localizar instalações nucleares em solo estrangeiro. Durante estas “viagens”, o pioneiro da exploração espacial descobriu algo extraordinário que decidiu manter em segredo durante mais de 40 anos: desde a sua nave, Cooper descobriu uma série de “anomalias” no mar das Caraíbas, umas manchas escuras em explicação que, segundo apurou, só poderiam ser barcos naufragados.
Durante décadas, este veterano da NASA dedicou-se a desenhar um mapa que poderia ser a chave para encontrar tesouros de valor incalculável e restos de embarcações históricas que naufragaram há séculos. Mas Cooper nunca conseguiu terminar esta missão. Antes de morrer, em 2004, decidiu partilhar o segredo com o amigo Darell Miklos, para que este pudesse retomar a investigação e resolver o mistério.
Esta nova aventura náutica vai rumo às Bahamas
Depois da primeira temporada, o Discovery Channel embarca nesta nova aventura náutica que vai rumo às Bahamas, a partir de 3 de setembro, às 21 horas. Nos novos episódios, onde Miklos será o protagonista, continuaremos a busca por incríveis tesouros marítimos, uma década depois de Cooper ter partilhado com o amigo uma pasta repleta de cartas, ilustrações, mapas e notas escritas à mão.
Agora está tudo a postos para começar a segunda parte desta missão e o Discovery Channel voltou a rodear-se de uma equipa de experientes exploradores e investigadores para procurar os locais indicados por Cooper e onde pode estar tesouros, históricos destroços de navios e toneladas de ouro e prata.
A expedição descobrirá um canhão de 1700 que pode ter relação com um naufrágio
Nos novos episódios de ‘O Tesouro de Cooper’, os espetadores do Discovery Channel vão poder acompanhar Darrell Miklos e a restante equipa a seguirem as pistas do famoso mapa criado pelo astronauta. Os escritos de Gordon levam-nos a uma zona conhecida com o “Santo Graal dos naufrágios” da época colonial.
Para além disso, a expedição descobrirá um canhão de 1700 que pode ter relação com um naufrágio de um navio inglês do século XVII. A sua existência está documentada no mapa de Gordon, que adicionalmente aponta uma possível relação com o explorador e navegador inglês Francis Drake.
As missões levadas a cabo por Miklos não estão isentas de perigos. Entre eles, estão os habitantes locais, que não vão facilitar a vida à equipa de ‘O Tesouro de Cooper’ e outros fenómenos naturais, como ondas inesperadas e tempestades, que não podem ser controlados. Apesar de tudo isto, Darrell Miklos e o grupo de especialistas do programa não vão desistir do objetivo de encontrar estes tesouros e honrar assim o legado de Gordon Cooper.
A segunda temporada de ‘O tesouro de Cooper’ estreia no Discovery Channel a 3 de setembro às 21 horas.