Portugal é um país pequeno, mas de grandes feitos. Os recordes acompanham-nos desde sempre, desde o início da nossa história, em 1143, quando um tal de Afonso Henriques fundou o nosso país. Os feitos no mar, principalmente na época dos Descobrimentos, são aqueles que mais deram que falar por esse mundo fora.
Leia ainda: Canal de televisão exibe seios de adepta durante jogo de voleibol
Sabia, por exemplo, que no livro do Guinness está escrito o nome de Portugal como o primeiro império global do mundo? Sim, com as colónias na América (Brasil) África (Angola, Moçambique e outras) Ásia (Índia e Macau) e Oceânia (Timor). O feito foi conquistado entre os séculos XVI e XVII.
Cristiano Ronaldo é uma das personalidades com mais recordes no livro do Guinness
Não se ficam pelo mar os recordes portugueses. Ao nível do futebol também existem várias entradas relacionadas com o nosso país. O Benfica, por exemplo, é o clube do mundo com maior número de associados, enquanto o FC Porto é o primeiro clube a conquistar mais do que uma tripla, isto é, na mesma época conquistar campeonato, taça nacional e uma competição europeia, neste caso, mais do que uma vez.
A gastronomia é outro dos nossos fortes. A qualidade da nossa comida é reconhecida mundialmente e, também nos recordes, somos um nome forte neste campo. Somos detentores, a título de exemplo, do maior maior piquenique do mundo. Ao nível de recordes detidos por personalidades, há um nome que se destaca dos demais: Cristiano Ronaldo. O capitão da seleção nacional é detentor de vários recordes inscritos no livro do Guiness. É, por exemplo, o homem mais seguido no Instagram e o jogador de futebol com mais golos na Liga dos Campeões. Recordes inusitados é também algo a que não escapamos. Sabe aqueles recordes que o levam a pensar “por que raio alguém se lembrou de fazer isto?”, muitos deles são portugueses.
Percorra a galeria e conheça 10 recordes portugueses do Guinness inusitados.
Siga o ParaEles no Instagram
1/10
Jornal mais pequeno – vem dos Açores aquele que foi considerado o jornal mais pequeno do mundo, uma edição do "Terra Nostra". Mede 18,27 por 25.35 mm e pesava uma grama. Foi publicado a fevereiro de 2012 e é uma cópia de uma edição de 3000 jornais que foi para venda nas bancas.
2/10
Maior distância percorrida em cadeira de rodas por 24 horas – em dezembro de 2007, Mário Trindade percorreu em cadeira de rodas uns impressionantes 182,4 km em apenas 24 horas. Aconteceu em Vila Real.
3/10
Maior omelete – foi cozinhada em agosto de 2017 em Ferreira do Zêzere, Pesava 6 mil toneladas e 466 quilos e tinha 10,3 metros de diâmetro. Foi cozinhada com 145 mil ovos.
4/10
Maior coleção de garrafas de whisky – não é uma bebida tipicamente portuguesa, mas a maior coleção de garrafas de whisky é detida por Alfredo Gonçalves, de Lisboa. Alfredo tem uma coleção de diferentes garrafas, de vários formatos, mas nenhuma delas em duplicado.
5/10
Maior número de aviões de papel lançados simultaneamente – foi no Estádio do Dragão, no Porto, que foram lançados 12,672 aviões de papel em simultâneo. Para contar para o recorde, as pequenas "aeronaves" tinham que percorrer no mínimo 3 metros. Foi a 2 de novembro de 2007.
6/10
Maior logótipo humano – um total de 34,309 pessoas juntaram-se no relvado do Estádio do Jamor, em Oeiras, para dar vida ao logótipo do Euro 2004.
7/10
Maior número de horas seguidas a tocar bateria – este feito pertence a Carlos Santos, de Castelo Branco. Carlos tocou bateria durante uma impressionantes 133 horas e 3 minutos. Durante este tempo, sem paragens, não foi permitido ao baterista qualquer tipo de improviso.
8/10
Maior onda surfada – o brasileiro Rodrigo Koxa surfou a maior onda de sempre, na Praia do Norte, na Nazaré. A onda media 24,38 metros.
9/10
Maior número de toques numa tecla de piano em um minuto – António Domingos tocou 824 vezes numa tecla de piano em apenas um minuto. O feito aconteceu em março de 2017, em Lisboa.
10/10
Aplauso mais ruidoso – Foi no Parque da Bela Vista, em Lisboa, em junho de 2009, que ocorreu o aplauso mais ruidoso do mundo, num concerto de Tony Carreira, no Mega Piquenique Continente. Atingiu os 111 decibéis.
Siga o ParaEles no Instagram