Português foi herói na I Guerra Mundial

Português foi herói na I Guerra Mundial

Culto

Português foi herói na I Guerra Mundial

Conhece a história do “Soldado Milhões”. O homem que sozinho conseguiu derrotar uma coluna inteira de alemães na I Guerra Mundial. Vê também a entrevista dada pelo soldado a Carlos Cruz.

Artigo de Hugo Mesquita

28-08-2017

9 de abril de 1918 – decorria a I Guerra Mundial – um dia negro na história militar portuguesa. Em La Lys, na zona da Flandres (Bélgica), o exército alemão exerce uma pesada derrota sobre as tropas portuguesas, naquele que é o maior desastre militar da história de Portugal, desde a derrota em Alcácer-Quibir, em 1578.

No meio da tragédia surge um herói, Aníbal Milhais de seu nome. Depois de ver vários companheiros serem feridos e mortos, o “soldado milhões”– como viria a ser conhecido – viu-se sozinho numa das muitas trincheiras. Munido da sua amiga “Luísa”(nome dado pelos portugueses às metralhadoras Lewis), parte para o ataque aos alemães.

Com uma rajada de tiros consegue eliminar, segundo se diz, uma coluna inteira de germânicos. No total, foram quatros ofensivas (completamente sozinho!) que fez com que as tropas alemãs se retirassem. O feito do “soldado milhões” permitiu aos aliados conquistar vários quilómetros de território aos alemães.

Quando regressa ao seu esquadrão, Aníbal Milhais foi abraçado efusivamente pelo seu comandante que, segundo se conta, terá dito a Aníbal : “Tu és Milhais, mas vales Milhões”.

Os feitos do homem natural de Valongo, concelho de Murça, em Trás-os-Montes, não passaram despercebidas às maiores instâncias militares, portuguesas e não só. Foi condecorado com a Colar da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, a mais alta condecoração do nosso país.

Os feitos de Aníbal nunca lhe subiram à cabeça. Depois de regressar a Portugal, viveu uma vida tranquila dedicada à agricultura. Faleceu a 3 de junho de 1970, com 74 anos.

Vê a entrevista completa que o “Soldado Milhões” deu a Carlos Cruz:
Lê também:

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

28-08-2017



RELACIONADOS