Série Por Treze Razões associada ao aumento de suicídios

Série Por Treze Razões associada ao aumento de suicídios

Culto

Série Por Treze Razões associada ao aumento de suicídios

Estudo faz uma relação entre o suicídio e a série de sucesso da Netflix que conta a história de uma adolescente que se suicida.

Artigo de Bruno Seruca

30-05-2019

Se há rótulo que nenhum filme ou série de televisão quer ter, é o da associação ao aumento do suicídio dos mais jovens. Mas é isso que está a acontecer com Por Treze Razões, um dos grandes sucessos da Netflix. Um estudo, partilhado na revista Jama Psychiatry, dá a conhecer números que mostram um aumento de suicídios entre os mais jovens nos Estados Unidos da América. Que por sua vez são associados ao conteúdo original do serviço de streaming.

Recorde-se que a série de televisão conta a história de uma estudante que coloca termo à própria vida. O estudo dá a conhecer um aumento de 13% nos suicídios de jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos. Estes dados dizem respeito ao período entre abril e junho de 2017. Sendo que se verifica uma maior incidência no sexo feminino.

Junte-se a nós no Instagram

Série Por Treze razões tem sido um sucesso

O trabalho em questão foi desenvolvido por uma equipa do Centro de Saúde Pública da Universidade de Medicina de Viena. O estudo foi liderado por Thomas Niederkrotenthaler e recorreu aos dados de suicídios dos Centros de Controlo de Doenças dos Estados Unidos da América. “As associações aqui identificadas devem ser interpretadas com certa cautela. Mas parecem demonstrar um aumento dos suicídios que é consistente com o potencial de contágio do meio”, alertam os investigadores.

Leia ainda: Telemóvel quase sempre sem bateria? Culpa pode ser da Netflix

Devido ao facto de a Netflix não partilhar dados relacionados com audiências, a equipa que realizou o estudo fez uma estimativa da popularidade da série. A análise centrou-se no tráfego que Por Treze Razões gerou em diversas redes sociais, como é o caso do Instagram e Twitter.

Fotos: Netflix

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

30-05-2019



RELACIONADOS