Pearl Jam e a tragédia que ia colocando um ponto final nos concertos da banda

Pearl Jam e a tragédia que ia colocando um ponto final nos concertos da banda

Culto

Pearl Jam e a tragédia que ia colocando um ponto final nos concertos da banda

Em junho de 2000, nove pessoas morreram e 26 ficaram feridas, esmagadas pelo público, durante um concerto dos Pearl Jam, na Dinamarca.

Artigo de Equipa Paraeles

23-11-2021

Em junho de 2000, nove pessoas morreram e 26 ficaram feridas, esmagadas pelo público, durante um concerto dos Pearl Jam, na Dinamarca. Infelizmente, desde então, já houve incidentes semelhantes noutros locais e com outras bandas. Agora, Eddie Vedder contou, no audiolivro I Am Mine, que a banda equacionou deixar de dar concertos por causa do que aconteceu em Roskilde, há 21 anos.

Leia ainda: Paul McCartney revela culpado do final dos Beatles

“Aprendi a tocar guitarra espanhola com gente que não falava inglês. Foi uma forma de me focar e estar com pessoas que não entendia, grosso modo. Assim podia estar junto a pessoas, e como não sabia o que diziam sentia-me em paz. Houve pelo menos uma pessoa, dentro da banda, que pensou que nunca mais devíamos dar concertos. Mesmo que os outros não sentissem isso, não era algo que podia ser ignorado. Tivemos todos que processar algo pelo qual passámos enquanto indivíduos, mas também com a ajuda uns dos outros”.

Pearl Jam regressaram aos palcos com músico dos Red Hot Chili Peppers

Chegou ao fim um jejum de três anos sem concertos. Foi a 18 de setembro que os Pearl Jam voltaram a pisar um palco, algo que aconteceu no Sea.Hear.Now Festival, que decorreu em Asbury Park, Nova Jérsia, Estados Unidos da América. Este regresso ficou marcado pela presença de um músico que pertencia aos Red Hot Chili Peppers. Falamos de Josh Klinghoffer, antigo guitarrista dos Red Hot Chili Peppers. O músico acompanhou Eddie Vedder e companhia ao longo de um concerto que contou com duas dezenas de músicas. Além de tocar guitarra, ainda deu uma ajuda na percussão e participou nos coros.

Veja também: 4 erros que passaram despercebidos em Bohemian Rhapsody

A curiosidade em torno da presença de Josh Klinghoffer levou a banda a revelar que se trata de um músico convidado para os próximos espetáculos dos Pearl Jam. O primeiro concerto em três anos ficou marcado pela estreia, ao vivo, dos vários temas de Gigaton, que é o álbum mais recente da banda. Bem como pela homenagem a Charlie Watts, com um bocado de Waiting on a Friend, tema dos Rolling Stones. Realce ainda para a viagem pelos grandes temas do grupo e a cover de My City Ruins, de Bruce Spriengsteen. Por sua vez, Josh Klinghoffer volta aos palcos depois de ter sido dispensado pelos Red Hot Chili Peppers. Depois de dez anos a banda apostou no regresso de John Frusciante.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

23-11-2021



RELACIONADOS