Óscares, da noite histórica com Parasitas à completa desilusão com O Irlandês

Óscares, da noite histórica com Parasitas à completa desilusão com O Irlandês

Culto

Óscares, da noite histórica com Parasitas à completa desilusão com O Irlandês

Parasitas, o filme coreano realizado por Bong Joon Ho, foi o grande vencedor dos Óscares numa noite em que O Irlandês foi o grande derrotado da noite.

Artigo de Bruno Seruca

10-02-2020

Foi preciso esperar pela 92ª edição dos Óscares para assistir a uma noite histórica em Hollywood. E o mérito vai para Parasitas, filme realizado por Bong Joon Ho. Mas nem só de história se fez a noite mais aguardada do ano para os profissionais da Sétima Arte. O evento que decorreu no Dolby Theatre, em Hollywood, fica ainda marcado pela desilusão (quase histórica) e também por alguns vencedores que acabaram por comprovar o favoritismo.

Junte-se a nós no Instagram

Mas vamos começar pela história. Parasitas foi o grande vencedor da noite. Depois de várias décadas em que a indústria cinematográfica coreana não conseguiu ter um filme a concorrer ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, a longa-metragem de Bon Joon Ho levou essa estatueta para casa. E não se ficou por aqui. Ganhou ainda o Melhor Filme, Realização e Argumento Original.

O Irlandês não ganhou em nenhuma das 10 categorias para que estava nomeado

Com esta vitória, é a primeira vez que um filme não falado em inglês arrecada o Óscar de Melhor Filme. É ainda necessário recuar até 1955 para encontrar um filme que vença a estatueta dourada depois de conquistar a Palma de Ouro, em Cannes. Feito alcançado com Marty. A vitória de uns acaba por ser a derrota de outros. E neste capítulo também quase que se fez história.

Leia ainda: Brad Pitt e os famosos discursos de agradecimento que afinal não são seus

O Irlandês, realizado por Martin Scorsese, era um dos grandes favoritos da noite. Argumentos que tinham como base a dezena de nomeações. Só que o filme acabou por não conquistar qualquer prémio. E só não entrou para a história – pela negativa – porque A Grande Decisão (1977) e A Cor Púrpura (1985) conseguiram ter 11 nomeações e sair dos Óscares de mãos a abanar. Também 1917, que tinha conquistado muitos galardões noutros eventos, venceu apenas nas categorias técnicas.

Há ainda espaço para os vencedores que acabam por não surpreender. Como é o caso de Joaquin Phoenix (Melhor Ator Principal) e Brad Pitt (Melhor Ator Secundário). Fique agora a par da lista de vencedores nas principais categorias.

Melhor Filme
Parasitas

Melhor Realização
Bong Joon Ho (Parasitas)

Melhor Atriz Principal
Renée Zellweger (Judy)

Melhor Ator Principal
Joaquin Phoenix (Joker)

Melhor Atriz Secundária
Laura Dern – Marriage Story

Melhor Ator Secundário
Brad Pitt – Era Uma Vem em… Hollywood

Melhor Documentário
American Factory

Melhor Guarda-roupa
Mulherzinhas

Melhor Mistura de Som
1917

Melhor Banda Sonora
Hildur Guðnadóttir (Joker)

Melhor Curta-Metragem
The Neighbors’ Window

Melhor Filme Estrangeiro
Parasita

Melhor Filme de Animação
Toy Story 4

Melhor Canção
(I’m Gonna) Love Me Again – Rocketman

Fotos: Reuters

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

10-02-2020



RELACIONADOS