“Os segredos de Silicon Valley” chegam ao Discovery Channel

“Os segredos de Silicon Valley” chegam ao Discovery Channel

Culto

“Os segredos de Silicon Valley” chegam ao Discovery Channel

O cofundador da Apple, Steve Wozniak; o CEO do Alphabet, Eric Schmidt; e o diretor executivo do WhatsApp, Jan Koum, são algumas das personalidades que participam nesta minissérie de documentários de três episódios que o Discovery Channel estreia na quarta-feira, 23 de janeiro às 22h00.

Artigo de Equipa Paraeles

23-01-2019

A sul da cidade de São Francisco (Califórnia), há uma área de onde emergem não apenas produtos inovadores, mas também indústrias completamente novas que fazem deste território, com pouco mais de 25 quilómetros de extensão, o maior centro de desenvolvimento de alta tecnologia do mundo. Desde microchips a computadores pessoais, passando por todos os tipos de dispositivos móveis, aplicações e redes sociais, Silicon Valley é a “casa” de empresas cujos lucros excedem, em muito, o PIB de países como Portugal, como é o caso da Apple, mas também de outras empresas tecnológicas como o Facebook, a Intel e a Google. Por que será que não há outro lugar no mundo com tal registo na área da inovação tecnológica?

Silicon Valley é a “casa” de empresas cujos lucros excedem, em muito, o PIB de países como Portugal

O Discovery Channel analisa esse fenómeno através dos testemunhos de algumas das pessoas que conseguiram transformar este território localizado na Baía de São Francisco numa meca de alta tecnologia e inovação. Quarta-feira, 23 de janeiro, às 22:00, o canal fará a estreia de “Os segredos de Silicon Valley”, uma nova minissérie de documentários que oferece uma visão completa da história deste fascinante lugar ao longo do século passado e que revelará como e qual a razão por que se tornou um terreno tão fértil para desenvolvimentos tecnológicos e de negócios.

Leia ainda: John Wick 3 chega em maio e já tem trailer

Com o crescimento exponencial da indústria de tecnologia nos últimos anos, inúmeras réplicas do Silicon Valley estão a surgir, embora nenhuma tenha atingido a dimensão e importância dessa meca dos negócios. Esta minissérie de três episódios, de uma hora cada, vai revelar a história de Silicon Valley, como nunca foi revelada a partir de entrevistas com alguns dos mais proeminentes empresários e inovadores do “Silicon Valley” como cofundador da Apple, Steve Wozniak, que contribuiu em muito para tornar a região o que é hoje.

“Não conseguiria ter construído o WhatsApp fora de Silicon Valley”

E também o cofundador do WhatsApp, Jan Koum, que passou de ser alimentado na sua infância graças aos coupons de comida, a vender sua empresa ao Facebook por 19 mil milhões de dólares: “não conseguiria ter construído o WhatsApp fora de Silicon Valley. Isso não teria sido possível ” assegura Jan Koum.

Outros líderes do setor tecnológico que participam em “Os segredos de Silicon Valley” são o cofundador da Atari, Nolan Bushnell, que recusou uma oferta de seu ex-empregado Steve Jobs para se tornar sócio fundador da Apple por 50 mil dólares; o CEO da Alphabet, Eric Schmidt, que explica neste documentário como transformou a Google no maior motor de busca até aos dias de hoje; e o cofundador da Sun, Andy Bechtolsheim, que explica por que no seu primeiro encontro com os cofundadores do Google, Sergey Brin e Larry Page, ele lhes entregou um cheque no valor de 100.000 dólares antes mesmo de a empresa ter um nome. Page e Brin atualmente têm um património líquido conjunto de quase 100.000 milhões de euros.

São revelados os fatores que tornaram o Vale num íman para inovadores de todo o mundo

No primeiro dos três episódios de “Os segredos do Silicon Valley” serão analisados os ingredientes que conseguiram criar a fórmula mágica que levou a este vale do norte da Califórnia a se tornar numa das maiores potências tecnológicas e económicas do mundo. No segundo episódio, são revelados os fatores que tornaram o Vale num íman para inovadores de todo o mundo, incluindo fundos governamentais e militares e o aumento do capital de risco. E o capítulo final revela os caminhos tortuosos e os acasos de sorte que estão por trás de algumas das histórias mais bem-sucedidas em Silicon Valley e revela que, mesmo num lugar famoso por “criar” o futuro, ninguém pode prevê-lo completamente.

Além disso, esta minissérie de documentários possibilita também o acesso inédito a um prestigiado campo de treinos para empreendedores e inclui entrevistas com outras personalidades como o cofundador da Intel, Gordon Moore; bem como historiadores e jornalistas como John Markoff, histórico jornalista e especialista em empresas tecnológicas do The New York Times; e o escritor Michael Malone, autor de inúmeros livros sobre Silicon Valley, entre outros.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

23-01-2019



RELACIONADOS