Sabemos que o mundo do cinema tem a obrigação de nos fazer acreditar que conseguimos imaginar que o que se passa lá passa-se também no mundo real. E se calhar é mesmo possível isso, se pensarmos que existem filmes de cinema que retratam o poker com muito detalhe e também uma boa e correta apreciação dos factos. Se é um fã de poker, então os filmes que vamos falar neste artigo são para si. São filmes que detalham o jogo, o ambiente do jogo e também a importância do conhecimento adequado sobre todas as regras do poker. Mas muitas pessoas não sabem sequer o que é o poker e apenas ouviram falar de jogos de poker através de algum anúncio da Internet. Por isso, convém esclarecer primeiro do que se trata.
O que é o poker?
Este é um jogo de apostas e funciona com uma simples premissa: quem tiver a combinação de cartas mais difícil de conseguir, ou mais rara, ganha o jogo. Existem várias combinações possíveis, mas a que mais se ouve nos filmes é o “full house” mas também se fala da “mão do poker”. Por vezes. O poker pode ter entre 2 e 8 jogadores, mas nos primeiros jogos devemos pensar sempre em 4 jogadores, pois é um bom equilíbrio.
A modalidade mais jogada é o “Texas poker” ou o “Texas Hold’em” como também é conhecido. O jogo começa no dealer, que é quem distribuir as cartas, e funciona no sentido dos ponteiros do relógio. Este jogo já foi considerado noutros tempos como um jogo de elitistas, tal como o xadrez, onde apenas os intelectuais jogavam. Mas hoje é um jogo que tanto offline como online está acessível a toda a gente, sem qualquer tipo de estatuto social envolvido.
Os 4 filmes sobre póquer mais inspiradores da história do cinema
Com este jogo cada vez mais enraizado no quotidiano das pessoas, incluindo dos portugueses, é normal que existam vários filmes sobre o jogo para tentar mostrar como o ambiente é numa mesa de poker. Os filmes que vamos falar agora contam não só o ambiente como a história de vida e a dedicação das suas personagens ao jogo.
Deal (2008)
Deal é um filme cujo nome tem a base da primeira pessoa no jogo que referimos anteriormente, o dealer. O filme conta a história de um jogador de poker que atualmente já não joga, Tommy, que tenta ensinar Alex as bases do poker com o objetivo de dominar o jogo e fazer grandes quantias de dinheiro no processo. Em troca, ele espera metade do que Alex ganhar. É um filme simples mas que se tornou referência para os amantes de poker, que mesmo com mais dez anos de existência continua perfeitamente atual.
Lucky You (2007)
Este é um filme que deve ver pelo menos uma vez na vida. Não pelas suas lições de poker, mas pela realidade do mesmo. Muitas pessoas deixam uma relação pelas suas carreiras e é o que aconteceu aqui, quando L.C. Cheever deixou a mãe pela carreira, e Huck Cheever, o seu filho, quer entrar também no mundo do poker como o pai. Os dois chegam a Las Vegas para fazerem parte do mesmo torneio, e também para tentarem voltar a por a família junta novamente. É um filme emocional e real, envolvendo o poker no centro de tudo.
Maverick (1994)
Apesar de antigo, é um filme que tem ação, comédia e poker, tudo num filme “à antiga”. Este é um filme que evolve no poker mas tem outras coisas muito interessantes pelo meio. Começa com Bret Maverick a precisar de dinheiro para entrar num evento de poker muito importante. As aventuras que ele tem para andar à procura do dinheiro são divertidas, mas também perigosas, no entanto ele faz de tudo um pouco para conseguir aos poucos entrar no torneio.
Embora o filme não seja de “poker técnico”, digamos assim, é uma boa forma de vermos como funciona o tipo de coisas que os verdadeiros amantes de poker fazem para poderem entrar num evento deste tipo.
High Roller: The Stu Ungar Story (2003)
A geração mais nova pode não conhecer quem está por detrás do High Roller: The Stu Ungar Story. Mas o nome de Stu “The Kid” Ungar marcou uma era de poker. Este filme conta a história de Stu “The Kid” Ungar, desde o seu aparecimento no mundo do poker até ao seu fim menos positivo. The Kid dominou durante vários anos o mundo do poker, e esta é a história da sua vida, mostrando os seus sucessos mas também os seus demónios. É um olhar único dentro da mente e vida de um jogador profissional de poker que, como todos nós, é humano e tem falhas.