O Poder do Cão domina corrida aos Óscares e quer acabar com malapata da Netflix

O Poder do Cão domina corrida aos Óscares e quer acabar com malapata da Netflix

Culto

O Poder do Cão domina corrida aos Óscares e quer acabar com malapata da Netflix

Sem grandes surpresas, O Poder do Cão, da realizadora neozelandesa Jane Campion, lidera nas indicações com um total de 12 nomeações para os Óscares.

Artigo de Equipa Paraeles

09-02-2022

Sem grandes surpresas, O Poder do Cão, da realizadora neozelandesa Jane Campion, lidera nas indicações com um total de 12 nomeações para os Óscares. Seguem-se entre os mais nomeados Duna, de Denis Villeneuve, com dez nomeações, e Belfast e West Side Story, respetivamente de Kenneth Branagh e Steven Spielberg, ambos com sete nomeações. O filme da Netflix, que tem como protagonistas os atores Benedict Cumberbatch e Kirsten Dunst, está nomeado para a estatueta principal, o de Melhor Filme, e pode finalmente quebrar a malapata da plataforma norte-americana que ainda não conseguiu vencer essa categoria. Isto apesar de já ter tido vários filmes nomeados como Roma, O Irlandês, Marriage Story, Mank ou Os 7 de Chicago.

Leia ainda: Sydney Sweeney e os pedidos para cortar cenas de topless em Euphoria

O Poder do Cão domina corrida aos Óscares

A destacar está também a presença de um português entre os nomeados, Luís Sequeira, que está nomeado para o Óscar de Melhor Guarda-Roupa, com o filme Nightmare Alley. E esta nomeação não é propriamente uma estreia, uma vez que o designer luso-canadiano já tinha sido indicado em 2018, com o filme A Forma da Água. A mais importante Gala de Cinema do planeta parte para a sua 94.ª edição, que acontecerá a 27 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos da América. A identidade do apresentador ainda não é conhecida, ainda que o nome de Ricky Gervais esteja frequentemente associado ao lugar. Em seguida, apresentamos a lista completa de todos os nomeados.

Os nomeados para os Óscares:

MELHOR FILME
“Belfast”
“CODA”
“Não Olhem Para Cima”
“Drive My Car”
“Duna”
“King Richard”
“Licorice Pizza”
“Nightmare Alley”
“O Poder do Ca?o”
“West Side Story”

MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA
Jessie Buckley, em “A Filha Perdida”
Ariana Debose, em “West Side Story”
Judi Dench, em “Belfast”
Kirsten Dunst, em “O Poder do Ca?o”
Aunjanue Ellis, em “King Richard”

MELHOR SOM
“Belfast”
“Duna”
“Sem Tempo Para Morrer”
“O Poder do Cão”
“West Side Story”

MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO
“Coda”, Siân Heder
“Drive My Car”, Ryusuke Hamaguchi, Takamasa Oe
“Duna”, Jon Spaihts, Denis Villeneuve, Eric Roth
“O Poder do Cão”, Jane Campion
“A Filha Perdida”, Maggie Gyllenhaal

MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO
“Affairs of the Art”
“Bestia”
“Boxballet”
“Robin Robin”
“The Windshield Wiper”

MELHOR ATOR SECUNDÁRIO
Ciara?n Hinds, em “Belfast”
Troy Kotsur, em “CODA”
Jesse Plemons, “O Poder do Cão”
J. K. Simmons, “Being the Ricardos”
Kodi Smit-McPhee, em “O Poder do Ca?o”

MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL
Kenneth Branagh, por “Belfast”
Eskil Vogt, por “A Pior Pessoa do Mundo”
Paul Thomas Anderson, por “Licorice Pizza”
Adam McKay, por “Não Olhem Para Cima”
Zach Baylin, “King Richard”

MELHOR GUARDA ROUPA
“Duna”
“Cruella”
“Cyrano
“Nightmare Alley”
“West Side Story”

MELHOR BANDA SONORA
“Duna”, Hans Zimmer
“O Poder do Cão”, Jonny Greenwood
“Encanto”, Germaine Franco
“Não Olhem Para Cima”, Nicholas Britell
“Mães Paralelas”, Alberto Iglesias

MELHOR CURTA METRAGEM
“Ala Kachuu – Take and Run”
“The Dress”
“On My Mind”
“Please Hold”
“The Long Goodbye”

MELHOR MONTAGEM
“Não Olhem Para Cima”
“Duna”
“King Richard”
“O Poder do Cão”
“Tick Tick Boom”

MELHOR CARACTERIZAÇÃO
“Os Olhos de Tammy Faye”
“Duna”
“Casa Gucci”
“Cruella”
“Um Príncipe em Nova Iorque 2”

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
“Encanto”
“Flee”
“Luca”
“The Mitchells vs. The Machines”
“Raya The Last Dragon”

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
“Dos Oruguitas”, Lin-Manuel Miranda (“Encanto)
“No Time to Die”, Billie Eilish, Finneas O’Connell (“Sem Tempo Para Morrer”)
“Be Alive”, Beyoncé Knowles-Carter, Dixson (“King Richard”)
“Down to Joy”, Van Morrison (“Belfast”)
“Somehow You Do”, Diane Warren (“Four Good Days”)

MELHOR DOCUMENTÁRIO
“Ascension”
“Summer of Soul (Or, When The Revolution Could Not Be Televised)”
“Flee”
“Attica”
“Riding with Fire”

MELHOR CURTA DOCUMENTAL
“Audible”
“Lead Me Home”
“The Queen of Basketball”
“Three Songs For Benazir”
“When We Were Bullies”

MELHORES EFEITOS VISUAIS
“Duna”
“Free Guy”
“Sem Tempo Para Morrer”
“Shang Chi e a lenda dos Dez Anéis”
“Spider Man: No Way Home”

MELHOR FOTOGRAFIA
“Duna”
“Nightmare Alley”
“The Tragedy of Macbeth”
“O Poder do Cão”
“West Side Story”
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
“Duna”
“Nightmare Alley”
“O Poder do Cão”
“The Tragedy of Macbeth”
“West Side Story”

MELHOR FILME INTERNACIONAL
“Drive My Car”
“Flee”
“A Ma?o de Deus”
“Lunana: A Yak in the Classroom”
“A Pior Pessoa do Mundo”

MELHOR ATOR
Javier Bardem, em “Being the Ricardos”
Benedict Cumberbatch, em “O Poder do Ca?o”
Andrew Garfield, em “Tick Tick Boom”
Will Smith, em “King Richard”
Denzel Washington, em “Macbeth”

MELHOR ATRIZ
Jessica Chastain, em “The Eyes of Tammy Faye”
Olivia Colman, em “A Filha Perdida”
Penelope Cruiz, “Maes Paralelas”
Nicole Kidman, em “Being The Ricardos”
Kristen Stewart, em “Spencer”

MELHOR REALIZAÇÃO
Kenneth Branagh, por “Belfast”
Ryusuke Hamaguchi, “Drive My Car”
Paul Thomas Anderson, “Licoricce Pizza”
Jane Campion, por “O Poder do Cão”
Steven Spielberg, por “West Side Story”

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

09-02-2022



RELACIONADOS