Depois de um retiro de quatro anos de Hollywood, Steven Soderbergh regressa em grande estilo à sétima arte. O novo filme do realizador norte-americano, «Unsane», foi totalmente filmado com recurso a câmaras de iPhone. Uma inovação surpreendente, que prova que este período sabático do realizador está a mostrar os seus efeitos.
A qualidade de imagem do filme é inferior aos filmes atuais, no entanto, essa foi a fórmula utilizada por Soderbergh para que o filme se torne mais ‘cru’, mais próximo de quem o assiste.
«Eu vejo isto como uma das experiências mais libertadoras que já tive como cineasta», disse o realizador em entrevista. «Este é um novo capítulo para mim».
Lê também: iPhone X é o mais frágil e dispendioso de sempre
Filme estreia nos cinemas no final de março
«Unsane» roda em torno de de uma jovem que é internada indevidamente num hospital psiquiátrico, onde é confrontada com o seu maior medo. O papel da jovem foi entregue a Claire Foy, a estrela da série «The Crown», onde interpreta uma jovem rainha Isabel II.
Regresso de Soderbergh às longa-metragens
Desiludido com o mundo do cinema, Steven Soderbergh abandonou as longa-metragens em 2013. O que se esperava ser uma reforma antecipada (tinha apenas 50 anos!), tornou-se numa curta pausa, um retiro criativo de quatro anos. Depois de lançar grandes êxitos como «Ocean’s Eleven» e «Magic Mike», Soderbergh saiu de Hollywood depois de realizar «Side Effects».
O realizador dedicou-se à produção de séries para televisão. Destaque para «The Knick», uma série realizada com a tecnologia Imax, que não alcançou o sucesso esperado.
O ano passado, Steven Soderbergh regressa com o filme «Logan Lucky». Um filme sobre dois irmãos ( Channing Tatum e Adam Driver) que preparam um roubo de grandes dimensões a uma corrida da NASCAR. Este último trabalho do realizou valeu-lhe várias críticas positivas mas, ainda assim, o sucesso do filme ficou longe dos antigos êxitos de Soderbergh.
Depois de «Unsane», Soderbergh já tem outro projeto na manga. O realizador está a preparar um filme sobre os Panama Papers. Sobre este novo projeto muito pouco se sabe. Ao momento, apenas se sabe que o filme será inspirado no livro do jornalista vencedor de Pulitzer Jake Bernstein « Secrecy World».