Há algum tempo que existe a ideia de que a Netflix e outras plataformas de streaming acabam por afastar as pessoas das salas de cinema. Um estudo recente, realizado nos Estados Unidos da América pelo grupo Quantitative Economics and Statistics, da consultoria EY, provou que tudo não passa de um mito.
Junte-se a nós no Instagram
A ideia de que as pessoas preferem ficar em casa acaba por cair por terra. O estudo conclui mesmo que aquelas pessoas que são os melhores clientes da Netflix, e de outras plataformas de streaming, são aquelas que também vão mais vezes ao cinema. Aqueles que passam em média 11 horas nas plataformas de streaming são os que vão ao cinema nove ou mais vezes ao longo de um ano.
Aqueles que vão menos vezes ao cinema são os que também gastam menos tempo a consumir conteúdos nas plataformas. “A mensagem aqui é que não existe uma guerra entre o ‘streaming’ e as salas. As pessoas que adoram conteúdos estão a vê-los nas plataformas e todas as plataformas estão no pensamento dos consumidores”, explica Phil Contrino, administrador para os media e estudos da National Association of Theater Owners, associação que tem criticado a política da Netflix que passa por abdicar das tradicionais estreias para os filmes de produção própria.