Estreou em 2013 e foi considerado um dos grandes filmes do ano. Aliás, muitos foram aqueles que defenderam que Leonardo DiCaprio deveria ter vencido o Óscar de Melhor Ator, algo que não veio a acontecer. Em O Lobo de Wall Street, o ator dá vida a Jordan Belfort, um corretor da bolsa de valores norte-americano que é condenado a quatro anos de prisão devido a fraude. Agora é Riza Aziz, o produtor do filme que é detido por lavagem de dinheiro.
Recorde-se que em 2016 já tinham sido feitas acusações graves ao financiamento de 89 milhões de euros, feito por um fundo de investimento da Malásia. País onde o filme foi censurado devido às cenas de sexo e drogas. Agora. Riza Aziz está formalmente acusado de cinco crimes de lavagem de dinheiro. A Comissão de Anti-Corrupção da Malásia alega que o produtor desviou qualquer coisa como 221 milhões de euros em fundos roubados ao 1Malaysia Development Berhad.
Junte-se a nós no Instagram
Riza Aziz foi detido e presente a juiz num tribunal de Kuala Lumpur. O produtor fez-se acompanhar por uma equipa de oito advogados, alegou estar inocente e saiu em liberdade após pagar uma fiança de 214 mil euros. Caso venha a ser condenado, o produtor do filme poderá enfrentar uma pena de 25 anos de prisão, cinco para cada um dos crimes.
Leia ainda: Leonardo DiCaprio não namora com mulheres com mais de 25 anos
O fundo em causa foi criado a mando do ex-primeiro ministro Najib Razak. O departamento de Justiça dos Estados Unidos da América estima que tenham sido roubados quatro mil milhões de euros. Riza Aziz lida agora com 42 acusações, divididas pelos cincos casos que lavagem de dinheiro.
Fotos: Reprodução IMDB