Acredite-se ou não em espíritos e fantasmas, é inegável que os filmes de terror são um dos géneros cinematográficos que mais reações conseguem “arrancar” dos espectadores. São filmes que assistimos muitas vezes com mais pessoas, o que torna a experiência ainda mais especial. Acabado o filme, não são poucas as vezes em que, entre amigos, acabamos por discutir a eterna questão: “será que estes espíritos existem mesmo?”. Esse é um cenário comum também do outro lado, isto é, do lado de quem está responsável pela produção do filme.
Mortes em “Poltergeist”
Existem várias histórias de bastidores deste tipos de filmes – alguns dos mais clássicos como “O Exorcismo de Emily Rose” – que dão conta disso mesmo. Experiências paranormais que extravasam a ficção. Resta saber é, ao serem tornadas públicas, não acabam por ser uma manobra inteligente de propaganda por parte dos estúdios.
Leia também: O lado negro de 10 das maiores estrelas de Hollywood
Uma dessas histórias envolve mesmo mortes misteriosas de alguns membros do elenco. No caso, falamos da trilogia original de “Poltergeist”. Até mesmo os filmes mais recentes, como “The Nun – A Freira Maldita” ou “The Conjuring – A Evocação” têm histórias a roçar o macabro. Nós damos a conhecer algumas dessas histórias.
Percorra a galeria e conheça 10 histórias macabras ocorridas nas gravações de filmes de terror.
Fotos: IMDb
Siga o ParaEles no Instagram
1/10
"The Conjuring - A Evocação" | foram várias as situações macabras nas filmagens deste filme, desde chamadas de telefone sempre a cair ou cães a latir para ninguém. Mas o mais assustador aconteceu com Vera Farmiga, uma das protagonistas do filme. A atriz encontrou marcas de garras na tela do seu computador portátil e também numa das suas coxas.
2/10
"Annabelle" | uma luminária de vidro enorme caiu na cabeça de um ator que fazia o papel de empregado– isso logo após Joseph Bishara, que interpretou o vilão demoníaco, passar por debaixo do objeto. "No roteiro, o demónio mata o empregado naquele corredor [do acidente]. Foi totalmente bizarro", contou Peter Safran, produtor do filme, ao The Hollywood Reporter.
3/10
"O Exorcismo de Emily Rose" | enquanto filmava "O Exorcismo de Emily Rose", a atriz Jennifer Carpenter – que fazia o papel principal de jovem possuída – disse que acordou duas ou três vezes durante a noite com o rádio a ligar-se sozinho. "Só me assustei uma vez, porque o volume estava muito alto e estava a tocar 'Alive', do Pearl Jam", disse a atriz norte-americana em entrevista ao site Dread Central.
4/10
"A Semente do Diabo" | um clássico dos filmes de terror que dizem estar amaldiçoado. O compositor da trilha original, Krzysztof Komeda, morreu num acidente na primavera de 1968. No ano seguinte, o produtor William Castle descobriu que estava com um problema grave de pedras nos rins, e até corre o rumor de que chegou a alucinar no hospital, gritando umas das falas do filme: "Rosemary, pelo amor de Deus, solte a faca!". Já o realizador, Roman Polanski, perdeu a mulher, Sharon Tate, grávida, assassinada por membros da seita de Charles Manson.
5/10
"The Nun – A Freira Maldita" | O realizador Corin Hardy diz ter visto dois fantasmas num castelo medieval romeno que serviu de cenário para a produção.
6/10
"O Exorcista" | "Lembro-me de ter recebido um telefonema do assistente de produção às quatro da manhã. Ele disse: 'Não venhas trabalhar hoje'. Respondi: 'Porquê? Estou demitido?'. E ele: 'Não, mas o set foi totalmente destruído por um incêndio'", contou William Friedkin, realizador do filme. As causas nunca foram descobertas, ainda que se suspeite que tenha sido por culpa de um pombo que voou na direção de uma caixa elétrica.
7/10
"The Possession: Possuída" | O ator Jeffrey Dean Morgan diz que viu lâmpadas a explodir e sentiu misteriosos ventos gelados passarem por ele no set. Tal como em "O Exorcista", o filme perdeu vários objetos cenográficos devido a um incêndio.
8/10
"Amityville - A Mansão do Diabo" – "Muitos membros da equipe de filmagem começaram a acordar às 3:15 da manhã, que foi o horário em que todas as atrocidades descritas no filme aconteceram", contou Ryan Reynolds. O filme relata a história do jovem Ronald J. DeFero Jr., que assassinou sua família inteira em sua casa na cidade americana de Amityville, por volta das 3:15 da manhã, a 13 de novembro de 1973.
9/10
Trilogia Poltergeist | impressiona o número de atores que morreram durante os anos em que os filmes foram gravados e lançados. Dominique Dunne foi assassinada pelo ex-namorado cinco meses após a estreia do primeiro filme. Julian Beck morreu de câncro no estômago meses antes do lançamento do segundo filme. Will Sampson morreu em 1987 devido a desnutrição e falência nos rins.
Por fim, a pequena Heather O'Rourke morreu com apenas 12 anos, meses antes do lançamento de Poltergeist III, por causa de uma paragem cardíaca e um choque séptico.
10/10
"O Génio do Mal" (original e remake) | o filme original tem uma lista enorme de episódios estranhos. Vários membros do elenco e do staff voaram em aviões que foram atingidos por raios; o hotel do realizador foi bombardeado pelo IRA; um duplo foi mordido por cães durante uma cena no cemitérios. A lista não acaba. Também o remake tem as suas próprias histórias. Após passar um dia inteiro a gravar a cena em que a marca de nascença satânica do pequeno Damien é revelada, o realizar John Moore descobriu que um acidente inexplicável no laboratório fotográfico destruiu todas as gravações.
Siga o ParaEles no Instagram