É uma história digna de um dos muitos filmes de sucesso feitos ao longo dos anos em Hollywood. Mas na realidade é uma história verídica. Que tem como protagonista principal um conhecido produtor de Hollywood. Que faz parte dos quadros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela cerimónia dos Óscares. Harvey Weinstein é o nome maior deste filme da vida real. Que é ainda protagonizado por um grupo de mais de 20 mulheres. Que acusam o produtor de assédio sexual ao longo de mais de trinta anos. Entre as queixosas encontram-se diversas atrizes conhecidas. E algumas delas já deram a cara em público, revelando que foram violadas por Harvey Weinstein.
Uma das revelações mais recentes foi feita pela atriz britânica Lysette Anthony, atualmente com 54 anos. A modelo que passou a atriz confessou à polícia ter sido violada por Harvey no final dos anos 80. Tudo aconteceu no apartamento de Lysette Anthony que explicou só conhecer o produtor socialmente. Harvey ter-se-á deslocado à casa da atriz. E assim que esta abriu a porta foi empurrada pelo produtor. «Foi nojento», disse ao jornal The Sunday Times, explicando que lutou enquanto teve forças. «Mantive os olhos fechados, aguentei a respiração e deixei que ele acabasse», explica. «Recordo-me de me deitar na banheira e chorar», conclui.

A acusação de Lysette não é a primeira. É mais uma entre as mais de vinte acusações. Um grande número que foi mantido em segredo durante muito tempo. Os rumores eram conhecidos (e até tema de brincadeira em séries e até em entregas de prémios, como aconteceu com Seth MacFarlane em 2013) mas apenas agora foram conhecidas as mulheres que se queixam de assédio sexual. O modus operandi era sempre o mesmo. Aliciar jovens talentos que aspiravam a uma carreira em Hollywood. E que acabavam por temer um dos nomes mais sonantes da indústria. Harvey Weinstein fundou com o irmão a Miramax. É o produtor de filmes como Pulp Fiction e A Paixão de Shakespeare. Uma das mulheres que deu a cara contra o produtor caído em desgraça foi Kate Beckinsale. Que revelou que ter recusado ter algo com Harvey acabou por prejudicar a sua carreira. Angelina Jolie é apenas outra das mulheres conhecidas que revelaram ter sido vítimas de assédio sexual.
Ao longo dos anos o produtor, agora com 64 anos, chegou a acordo com diversas mulheres. Que aceitaram dinheiro para manter o anonimato e desistir das queixas. Deste grupo fazem parte assistentes, atrizes e modelos. As investidas de Harvey Weinstein duraram mais de três décadas e o escândalo foi tornado público pelo jornal The New York Times. Que publica uma declaração do produtor. «O meu comportamento provocou muita dor e sinceramente peço desculpa por isso. Apesar de estar a tentar melhorar, sei que tenho um longo caminho a percorrer», diz. Já a advogada do produtor refere muitas das acusações são falsas.
«O meu comportamento provocou muita dor e sinceramente peço desculpa por isso. Apesar de estar a tentar melhorar, sei que tenho um longo caminho a percorrer», diz o produtor norte-americano.
Entretanto, os organizadores da cerimónia dos Óscares votaram a expulsão de Harvey Weinstein dos seus quadros. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas deu a conhecer que os votos foram bastante superiores aos dois terços necessários para a expulsão. Por sua vez, o Presidente Francês, Emmanuel Macron, anunciou ter dado início aos procedimentos necessários para retirar a legião de Honra, a mais importante distinção francesa, ao produtor norte-americano.
Esta escândalo está a dar a conhecer o lado mais obscuro de Hollywood. Aquele que passa pela troca de favores sexuais para garantir determinados papéis. Resta saber até onde irá este escândalo. Percorre a galeria e conhece algumas das atrizes que revelaram ter sido vítimas de assédio sexual por parte do produtor.
Fotos: Impala, Reuters e DR
Clica nas imagens e lê mais artigos em destaque


