Escândalo sexual revela lado obscuro de Hollywood

Escândalo sexual revela lado obscuro de Hollywood

Culto

Escândalo sexual revela lado obscuro de Hollywood

Mais de 20 mulheres, entre elas atrizes famosas, acusam produtor norte-americano de assédio sexual e em alguns casos de violação. O escândalo já chegou aos Óscares e está a revelar o lado obscuro da indústria cinematográfica.

Artigo de Bruno Seruca

16-10-2017

É uma história digna de um dos muitos filmes de sucesso feitos ao longo dos anos em Hollywood. Mas na realidade é uma história verídica. Que tem como protagonista principal um conhecido produtor de Hollywood. Que faz parte dos quadros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela cerimónia dos Óscares. Harvey Weinstein é o nome maior deste filme da vida real. Que é ainda protagonizado por um grupo de mais de 20 mulheres. Que acusam o produtor de assédio sexual ao longo de mais de trinta anos. Entre as queixosas encontram-se diversas atrizes conhecidas. E algumas delas já deram a cara em público, revelando que foram violadas por Harvey Weinstein.

Uma das revelações mais recentes foi feita pela atriz britânica Lysette Anthony, atualmente com 54 anos. A modelo que passou a atriz confessou à polícia ter sido violada por Harvey no final dos anos 80. Tudo aconteceu no apartamento de Lysette Anthony que explicou só conhecer o produtor socialmente. Harvey ter-se-á deslocado à casa da atriz. E assim que esta abriu a porta foi empurrada pelo produtor. «Foi nojento», disse ao jornal The Sunday Times, explicando que lutou enquanto teve forças. «Mantive os olhos fechados, aguentei a respiração e deixei que ele acabasse», explica. «Recordo-me de me deitar na banheira e chorar», conclui.

 

Escândalo sexual revela lado obscuro de Hollywood
Harvey Weinstein

 

A acusação de Lysette não é a primeira. É mais uma entre as mais de vinte acusações. Um grande número que foi mantido em segredo durante muito tempo. Os rumores eram conhecidos (e até tema de brincadeira em séries e até em entregas de prémios, como aconteceu com Seth MacFarlane em 2013) mas apenas agora foram conhecidas as mulheres que se queixam de assédio sexual. O modus operandi era sempre o mesmo. Aliciar jovens talentos que aspiravam a uma carreira em Hollywood. E que acabavam por temer um dos nomes mais sonantes da indústria. Harvey Weinstein fundou com o irmão a Miramax. É o produtor de filmes como Pulp Fiction e A Paixão de Shakespeare. Uma das mulheres que deu a cara contra o produtor caído em desgraça foi Kate Beckinsale. Que revelou que ter recusado ter algo com Harvey acabou por prejudicar a sua carreira. Angelina Jolie é apenas outra das mulheres conhecidas que revelaram ter sido vítimas de assédio sexual.

 

 

Ao longo dos anos o produtor, agora com 64 anos, chegou a acordo com diversas mulheres. Que aceitaram dinheiro para manter o anonimato e desistir das queixas. Deste grupo fazem parte assistentes, atrizes e modelos. As investidas de Harvey Weinstein duraram mais de três décadas e o escândalo foi tornado público pelo jornal The New York Times. Que publica uma declaração do produtor. «O meu comportamento provocou muita dor e sinceramente peço desculpa por isso. Apesar de estar a tentar melhorar, sei que tenho um longo caminho a percorrer», diz. Já a advogada do produtor refere muitas das acusações são falsas.

 

«O meu comportamento provocou muita dor e sinceramente peço desculpa por isso. Apesar de estar a tentar melhorar, sei que tenho um longo caminho a percorrer», diz o produtor norte-americano.

 

Entretanto, os organizadores da cerimónia dos Óscares votaram a expulsão de Harvey Weinstein dos seus quadros. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas deu a conhecer que os votos foram bastante superiores aos dois terços necessários para a expulsão. Por sua vez, o Presidente Francês, Emmanuel Macron, anunciou ter dado início aos procedimentos necessários para retirar a legião de Honra, a mais importante distinção francesa, ao produtor norte-americano.

Esta escândalo está a dar a conhecer o lado mais obscuro de Hollywood. Aquele que passa pela troca de favores sexuais para garantir determinados papéis. Resta saber até onde irá este escândalo. Percorre a galeria e conhece algumas das atrizes que revelaram ter sido vítimas de assédio sexual por parte do produtor.

Fotos: Impala, Reuters e DR

Clica nas imagens e lê mais artigos em destaque

Chester no Carpool Karaoke 6 dias antes de morrer

 

9 dicas delas para que eles não falhem na hora H
9 dicas delas para que eles não falhem na hora H

 

5 snacks que te ajudam a perder peso
5 snacks que te ajudam a perder peso

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

16-10-2017



RELACIONADOS