Revelado o mistério em torno do suposto uso exagerado de efeitos especiais em Top Gun: Maverick

Revelado o mistério em torno do suposto uso exagerado de efeitos especiais em Top Gun: Maverick

Culto

Revelado o mistério em torno do suposto uso exagerado de efeitos especiais em Top Gun: Maverick

Existe uma discussão em torno da veracidade das cenas filmadas com Tom Cruise em Top Gun: Maverick. Fique a saber se houve, ou não, abuso de efeitos especiais.

Artigo de Bruno Seruca

08-05-2020

Foi em 1986 que Top Gun – Ases Indomáveis chegou aos cinemas. Visto como um dos grandes filmes dos anos 80, tinha como destaque Tom Cruise na pele do piloto Pete “Maverick” Mitchell. Na memória de todos ficam as impressionantes cenas de ação durante treinos e combates. Agora, mais de 30 anos depois chega Top Gun: Maverick.

Tal como no primeiro filme, Tom Cruise volta a ser o protagonista. E recuperando aquilo que aconteceu em 1986, também Top Gun: Maverick promete dar que falar. Numa altura em que a longa-metragem deveria estar prestes a estrear, acabou por ver a data adiada para 23 de dezembro (nos Estados Unidos da América), devido à pandemia de coronavírus.

Veja o trailer de Top Gun: Maverick

Ainda assim, muito se fala sobre Top Gun: Maverick. E uma das principais discussões gira em torno das manobras a bordo dos aviões do filme. Muitos são aqueles que questionam aquilo que se poderá ver no filme, e que é possível ver um pouco no trailer do filme. Certamente que são efeitos especiais, dizem. Mas a verdade é que aqueles que acreditam nisto… estão errados.

Leia ainda: Fique a saber qual avião é que a Marinha não autorizou Tom Cruise a pilotar em novo filme

O objetivo passou por fazer um filme o mais real possível. E o mérito deste detalhe está relacionado com a proximidade de Tom Cruise com a produção. Recorde-se que as filmagens chegaram a ser atrasadas porque o ator estava a acabar a formação de piloto. Por isso, aquilo que irá ver está próximo da realidade. Aliás, será quase tudo realidade e a menor quantidade possível de efeitos especiais.

“Pilotar jatos é algo muito sério. É por isso que todos acharam que fazer algo assim seria impossível”

Esta é mesmo uma das imagens de marca de Tom Cruise. Um ator que é conhecido por gostar de filmar as suas cenas com a menor utilização possível de efeitos especiais. Cruise prefere correr riscos em vez de colocar duplos em perigo. E isto foi o que aconteceu em Top Gun: Maverick. “Pilotar jatos é algo muito sério. É por isso que todos acharam que fazer algo assim seria impossível. Acho que quando o Tom vê algo impossível ou improvável, ele começa logo a trabalhar”, disse Miles Teller. Ator que dá vida a Rooster, o filho de Goose, no filme. Por isso, se está à espera da estreia de Top Gun: Maverick, prepare-se para muita ação. Mas da verdadeira, gravada com recurso a câmaras especiais.

Fotos: Reprodução IMDB

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

08-05-2020



RELACIONADOS