Chernobyl, a série do momento que é um perigo para os turistas

Chernobyl, a série do momento que é um perigo para os turistas

Culto

Chernobyl, a série do momento que é um perigo para os turistas

Chernobyl estreou há pouco tempo e já superou a série de Westeros e Breaking Bad, isto se tivermos em linha de conta a classificação no site IMDB.

Artigo de Equipa Paraeles

11-06-2019

Terminado o grande sucesso de A Guerra dos Tronos, eis que a HBO tira um verdadeiro coelho da cartola para manter o interesse dos seus espectadores. Chernobyl estreou há pouco tempo e já superou a série de Westeros e Breaking Bad. Dois verdadeiros fenómenos em classificação no site IMDB.

Esta minissérie da HBO sobre o desastre nuclear na antiga União Soviética (atual Ucrânia) está a ser um verdadeiro caso de sucesso. Tem apenas cinco episódios e todos até ao momento tiveram notas no IMDB bem próximas do 10 (nota máxima). A pior nota foi a do primeiro episódio com um impressionante 9.4. O segundo e terceiro episódio tiveram 9.7. O quarto alcançou a avaliação máxima.

Leia também: Sexo impediu Emilia Clarke de ser protagonista em “As Cinquenta Sombras de Grey”

Estas notas dão uma avaliação total à série de 9.7. Nota acima dos 9.4 de A Guerra dos Tronos e dos 9.5 de Breaking Bad. A série Os Sopranos, apontada por muitos como a melhor série de todos os tempos fica-se pelos 9.2. Tendo em conta que falta um episódio e que as avaliações têm estado em crescimento, é esperado que esta avaliação suba ainda mais. Isto, claro, se o episódio que encerra a minissérie cumprir as altas expectativas criadas.

Sucesso da série aumentou o turismo na região

O sucesso da nova série da HBO levou a um boom turístico de 40% na cidade de Pripyat, destino que continua a debater-se com a contaminação nuclear que ocorreu há 33 anos. Apesar de ainda não ser uma zona totalmente livre de perigo, isso não tem impedido que alguns turistas arrisquem tirar fotos em que surgem sem proteção. “Uma loucura”, “não tens medo”, “uma viagem que coloca em risco a saúde, não havia necessidade”, são alguns dos comentários que as imagens originaram.

Veja o trailer de Chernobyl:

Último episódio ficou disponível dia 3 de junho

A nota de Chernobyl é baseada na avaliação de mais de 63 mil utilizadores do IMBD. Importa referir que tanto séries como filmes novos com grande popularidade costumam ter avaliações exageradas em momentos próximos das suas estreias. Por isso, é possível que o atual 9.7 de Chernobyl sofra uma quebra. Apesar de tudo, não há como negar que esta é a série do momento.

Leia ainda: Carolina Torres, a “miúda alternativa” está de volta e ao estilo de “Black Mirror”

A minissérie conta no elenco com nomes como Stellan Skarsgård (“O Bom Rebelde”), Jared Harris (“Sherlock Holmes: Jogo de Sombras”) e Jessie Buckley (“Taboo”). Está disponível na plataforma HBO Portugal.

Protagonista de Chernobyl partilha memórias do desastre nuclear

Jared Harris, o ator inglês que interpreta Valery Legasov na série Chernobyl, foi um dos convidados do talk show norte-americano de Seth Meyers, “Late Night with Seth Meyers”. A propósito da minissérie da HBO que tem feito grande sucesso, o ator revelou as memórias que guarda do desastre nuclear naquela cidade ucraniana, em 1986.

“Lembro-me muito bem”, começou por contar Harris. “Eu estava a viver em Londres e não se falava de outra coisa nas notícias. Só existiam quatro canais de televisão naquela época e um deles só mostrava a relva a crescer de tarde, literalmente, a relva a crescer, a BBC 2″, explicou.

Jared Harris, agora com 57 anos, tinha 25 anos aquando do desastre em Chernobyl. ” Eles estavam a alertar-nos sobre a nuvem. Essa nuvem radioativa estava a carregar as partículas que estavam a ser libertadas pelo reator e eles estavam a acompanha-la. Estava a causar doenças devastadoras na Bielorrússia, Ucrânia, Alemanha e em certas partes da Suécia”, explica.

“Eles tiveram que matar um monte de animais”

O ator revelou a forma como o governo inglês reagiu ao desastre. “Eles acompanhavam a nuvem enquanto ela se aproximava de Inglaterra, alertando-nos para não sair de casa durante a chuva e avisavam que não podíamos beber leite. Eles mataram um monte de animais que comiam relva, eles tiveram que matar esses animais. Sim, eu lembro-me disso muito bem”, contou o ator.

Foi precisamente esta nuvem radioativa que fez com que os outros países próximos da antiga U.R.S.S. dessem conta do acidente nuclear. A intenção dos governantes soviéticos, em clima de Guerra Fria, foi tentar ocultar o incidente.

Percorra a galeria e veja algumas das imagens de Chernobyl que estão no Instagram.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

11-06-2019



RELACIONADOS