5 maiores One-Hit Wonder em Portugal

5 maiores One-Hit Wonder em Portugal

Culto

5 maiores One-Hit Wonder em Portugal

A um cantor ou grupo que fica conhecido por apenas uma música dá-se o nome de One-Hit Wonder. Na história foram vários aqueles que ficaram assim conotados. O paraeles fez uma lista de alguns. Ora espreita.

Artigo de Hugo Mesquita

02-02-2018

Todos os anos, sobretudo no verão, surgem várias músicas que se tornam virais. Passam incessantemente nas vários rádios e ficam no ouvido até dos mais cépticos.  Recentemente, temos o exemplo do “Despacito”, de Luis Fonsi, que já bateu inúmeros recordes e é, ao momento, a música mais ouvida na Internet, quer seja pelas plataformas de ‘streaming,’ quer seja pelo Youtube, onde ultrapassou Psy e o seu “Gangnam Style”.

Estes ‘hits’ de verão acabam muitas vezes por não ser mais do que isso – “hits de verão”– e passam ao esquecimento após o surgimento de um novo fenómeno. Os autores dificilmente conseguem ter uma música com tamanho sucesso e acabam também por ser esquecidos. A estes exemplos, dá-se o nome de ‘One-Hit Wonder’ – cantor ou grupo que fica conhecido apenas por uma música.

Top 5 One-Hit Wonder

O-Zone – Dragostea Din Tei

2004 não foi apenas o ano do Euro em Portugal, foi também o ano do Dragostea Din Tei. A música do trio romeno O-Zone (Dan Balan, Arsenie Todira e Radu Sîrbu) alcançou um sucesso tremendo na Europa – chegou ao top de músicas em mais de uma dúzia de países.

O que mais impressionou foi o facto de a música ser cantada em romeno e, ainda assim, ter sido trauteada por quem não conseguisse entender a letra. Como tantos outros, os O-Zone também foram visados pelo rumor da morte na Internet. Na altura, circulou o rumor de que os três músicos tinham tido um acidente de avião e ficado sem vida.

Já tinham tido antes uma música com algum sucesso, “Despre Tine”, mas em nada comparado com  “Dragostea Din Tei”. O grupo separou-se em 2006, mas em maio deste ano anunciaram nas redes sociais que iam voltar a reunir-se.

Las Ketchup – The Ketchup Song (Asereje)

De Córdoba para o Mundo. Lola, Pilar, Lucía e Rocio Muñoz são quatro irmãs, filhas do músico espanhol Juan Muñoz. Juntas formaram as Las Ketchup, um outro fenómeno de apenas uma música: “Aserejé” (2002).

A mistura de flamenco com pop a juntar à sensualidade das quatro espanholas foi o suficiente para conquistar a Europa. A música arrebatou primeiro lugar em países variados como França, Alemanha, Noruega, Suíça e claro Espanha.

Como último grande feito do fenómeno efémero das Las Ketchup conta-se a participação no Eurovisão de 2006 com o tema “Un Blodymary” (terminaram em 21.º com 18 pontos).

Los del Río – Macarena

Macarena separa-se dos restantes por ter alcançado sucesso em todo o mundo, ao contrário das anteriormente referidas, que não tiveram impacto nos Estados Unidos.

Os autores, a dupla espanhola Los del Río, foram eleitos pela VH1 os maiores ‘One-Hit Wonder’ de todos os tempos. Por outro lado, a mesma VH1 colocou o tema em primeiro lugar numa lista de “40 piores canções”.

A música, lançada em 1995, recebeu diferentes reações (boas e más). De certa forma, o sucesso deve-se também ao facto de não ter conseguido deixar ninguém indiferente, pelos bons ou mau motivos.

Maior exemplo do sucesso de “Macarena” foi a permanência durante 60 semanas na lista Billboard Hot 100, dos Estados Unidos, que conta as músicas mais vendidas da semana.

Lou Bega – Mambo 5

“A little bit of Monica in my life,  A little bit of Erica by my side, A little bit of Rita is all I need, A little bit of Tina is what I see, A little bit of Sandra in the sun, A little bit of Mary all night long, A little bit of Jessica here I am, A little bit of you makes me your man” um refrão longo mas que ficou no ouvido de muitos. Ainda hoje é frequentemente tocado em várias festas (uma boa maneira de conquistar o público!)

“Mambo No. 5” foi a adaptação de um tema (com o mesmo nome) de 1949 do cubano Pérez Prado. O “One Hit Wonder” adicionou à “receita” do cubano um toque de Jive Dance e acrescentou à letra umas linhas em inglês. Foi o suficiente para conquistar o mundo.

Foi mais um ‘hit’ dos anos 90 (lançado em 1999) que também conseguiu alcançar sucesso nos Estados Unidos. Esteve em primeiro lugar em países como Portugal, Canadá, Finlândia, Arábia Saudita e Bélgica.

Lou Bega nunca mais lançou um tema com um sucesso sequer próximo de “Mambo No.5”.O último álbum saiu em 2013: “A Little Bit Of 80s”.

Eiffel 65– Blue (Da Ba Dee)

Por último, mais uma música viral de 1999. A música sobre uns “pequenos aliens que vivem num mundo onde tudo é azul”. A letra não é propriamente apelativa, mas um refrão simplista : “I’m blue da ba dee da ba die” e uma batida eletro dance foram o suficiente para conquistar o público.

Dos intérpretes, os italianos Eiffel 65, há pouco a acrescentar. O grupo não teve mais nenhum tema de sucesso. Mudaram o nome para Bliss 06, devido ao abandono do Dj Gabry Ponte, em 2006. Em 2010, o Dj regressou e a banda voltou a adoptar o nome anterior. Em 2016, lançaram os primeiros ‘singles’ desde há doze anos.

Na memória ficou “Blue” que ainda hoje faz sucesso em várias pistas de dança pelo mundo inteiro.

Clica nas imagens e lê outros artigos em destaque:

Inês Pina
Inês Pina – A taróloga que faz esquecer as cartas

sinais sexo
Não te percas. Sinais delas na hora do orgasmo

Telemóvel de cortiça? Só podia ser português

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

02-02-2018



RELACIONADOS