13 durões que marcaram a história do cinema

13 durões que marcaram a história do cinema

Culto

13 durões que marcaram a história do cinema

Porrada é com eles. E que ninguém se coloque à frente daqueles que são os 13 maiores durões da história do cinema.

Artigo de Bruno Seruca

23-08-2020

Se eles fazem parte do filme, a ação está garantida. As cenas de luta vão prende-lo ao ecrã e provavelmente vão existir muitas mortes. Enfrentam inimigos como ninguém e hematomas, arranhões e e ossos partidos são algo que comem ao pequeno-almoço. Ainda arranjam tempo para seduzir mulheres sensuais e salvar o dia. O paraeles escolheu 13 atores que dão vida a personagens que são dos maiores durões da história do cinema.

Charles Bronson (Harmonica) | “Aconteceu no Oeste” (1968)
Foi um dos maiores durões da história do cinema. E na memória de todos está o misterioso personagem que anda sempre com a sua harmónica que acaba por unir forças com outro homem para salvar uma viúva.

Bruce Lee (Lee) | “O Dragão Ataca” (1973)
Para muitos, Bruce Lee é “O” durão do cinema. Muita coisa pode ser dita em relação a Bruce Lee mas nunca poderá ser ignorado que não usava duplos e que os filmes em que entrou eram feitos numa altura em que os efeitos especiais não eram solução.

 Clint Eastwood (Harry Callahan) | “Impacto Súbito” (1983)
A um bom durão não basta uma causa para defender nem uma mulher bonita para salvar. Às cenas de ação juntam-se frases que se transformam numa espécie de imagem de marca. É o que acontece com o mítico “Dirty” Harry Callahan.

Um bom durão tem sempre uma fala que o distingue

Arnold Schwarzenegger (John Matrix) | “Comando” (1985)
Este filme e o personagem foram dignos do vídeo de abertura do artigo. É verdade que o filme é um pouco exagerado. O que Matrix faz com uma bala os inimigos não fazem com uma granada. Mas nada disto tinha mérito a Arnold Scawarzenegger, que também também podia estar na lista peo que fez em Exterminador Implacável.

Chuck Norris (Max Donigan) | “Caminho de Fogo” (1986)
É o durão dos durões. Ainda hoje é alvo das mais variadas piadas que enaltecem a sua força e grandeza. Aliás, até nos atrevemos a dizer que a palavra durão foi criada por causa de Chuck Norris.

Bruce Willis (John McClane) | “Assalto ao Arranha-Céus” (1988)
É durão, salva o dia, seduz mulheres bonitas, tem frases que o distinguem e a isto junta o ar acabado. É a receita perfeita para um durão de sucesso. E Bruce Willis demonstra isso mesmo na perfeição.

Jean-Claude Van Damme (Frank Dux) | “Força Destruidora” (1988)
Nos dias que correm diz-se que é o personal trainer mais caro do mundo. Mas já foi um dos maiores durões do cinema. E é impossível não falar do filme em que faz a espargata que deixou meio mundo boquiaberto. Mas há mais em Jean-Claude Van Damme. Algo que fica evidente neste filme.

A história do cinema conta com muitos durões que estão sempre prontos para salvar o dia

Sylvester Stallone (John Rambo) | “Rambo III” (1988)
Esta lista nunca estaria completa sem Sylvester Stallone. O mais complicado foi escolher o filme com que o ator entra na lista. Mas John Rambo apara a barba com faca e isto é de durão. Já para não dizer que ninguém o vence e ainda salva o dia.

Steven Seagal (Casey Ryback) | “Força em Alerta 2” (1995)
Durão que é durão, salva o mundo em todas as ocasiões. Mesmo quando está de férias. E sem perder a pose ou ficar despenteado. Assim é Steven Seagal.

Gerard Butler (Rei Leonidas) | “300” (2006)
Até aceitamos que esta escolha possa ser questionada, mas aquele grito desta cena e a forma como liderou 300 espartanos numa luta desigual faz com que Gerard Butler mereça ser um dos durões recentes da história do cinema. Não existem frases feitas, mas liderança e muito músculo. Sem esquecer a pancada.

Keanu Reeves (John Wick) | “John Wick” (2014)
Provavelmente associa Keanu Reeves aos filmes Matrix. E talvez não o veja como durão. Se for o caso, é porque não viu os filmes John Wick que devolveram Keanu Reeves ao estrelato. E que fazem com que seja um digno representante desta lista de durões.

Keanu Reeves e Tom Hardy são dois dos durões mais recentes

Jason Statham (Deckard Shaw) | “Velocidade Furiosa 7” (2015)
Quando o tema é durões do cinema, existe uma tendência para viajar até outras décadas. Mas não podemos ignorar os durões mais recentes. Como é o caso de Jason Statham, um dos preferidos do sexo feminino. Existem muitos filmes que lhe dão o título de durão mas este é uma boa escolha. Até porque luta com Vin Diesel, que até poderia ter feito parte da lista, mas fica-se pela menção honrosa.

Tom Hardy (Max Rockatansky) | “Mad Max: Estrada da Fúria” (2015)
É um dos maiores talentos da sua geração. E até poderia aparecer nesta lista pelo que fez com Bane, um dos vilões de Batman. Mas aquilo que Tom Hardy faz no “renascimento” de Mad Max não é para qualquer um. E é digno de ser um dos durões que marcaram a história do cinema.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

23-08-2020



RELACIONADOS