Os jovens de hoje podem não acreditar, mas houve tempos em que os jogos eram sobretudo disputados no PC ou nas máquinas dos salões de jogos, onde os amigos que juntavam com algumas moedas. Todos tinham o objetivo de ser o melhor em determinado jogo, como acontecia com o Street Fighter II, que testava os dotes de lutador de cada um. Este é apenas um dos muitos jogos clássicos que já pode jogar online.
Leia ainda: 5 dos melhores jogos de super-heróis de sempre
O paraeles escolheu 10 jogos que fazem parte do imaginário de muitas pessoas. A viagem tem início em 1980 e termina em 1993. Os dois anos são separados por jogos que testaram as mais variadas capacidades dos adolescentes que tanto queriam construir cidades como ser o homem com mais sucesso entre as mulheres.
Street Fighter II é um dos grandes clássicos dos videojogos
Existe a real possibilidade de não disputar nenhum destes jogos há muitos anos. Mas pode preparar-se para esquecer as saudades ao voltar a ser o melhor naqueles jogos de que tanto gostava. E não precisa de nenhuma consola para o fazer. Os títulos estão todos disponíveis online e de forma gratuita. Sinta-se como Marty McFly em “Regresso ao Futuro” e regresse aos anos 80.
Entre na galeria e fique, mate saudades destes 10 clássicos e fique a saber onde os poderá jogar.
Siga o ParaEles no Instagram
1/10
Pac-Man (1980)
A fórmula do sucesso é em tudo semelhante ao Tetris pois a simplicidade do jogo deixa poucas margens para dúvidas. É comer o máximo sem ser apanhado pelos fantasmas.
2/10
Donkey Kong (1981)
Donkey Kong raptou Pauline, o que faz com que transforme no inimigo de Jumpan, o personagem comandado pelo jogador. Só tem que tentar desviar-se dos obstáculos enquanto se aproxima do mau da fita.
3/10
Bomberman (1983)
Neste jogo tem de comandar um robot que tenta encontrar o caminho num labirinto onde estão muitos inimigos. Tem de recorrer a bombas para partir pedras e encontrar a porta que o levará a outros labirintos.
4/10
Frogger (1983)
Outro jogo bastante simples na essência, mas não no jogo. Só tem de fazer com que o sapo atravesse a estrada e o rio até um determinado ponto. O movimento na estrada é bastante, tal como no rio, o que dificulta a missão.
5/10
Tetris (1984)
Inventado por três russos, é um dos jogos mais populares do mundo. E também daqueles que mais vicia quem joga. O sucesso do jogo está associado à simplicidade do mesmo pois consiste em encaixar peças diferentes de modo a criar linhas que vão desaparecendo.
6/10
Leisure Suit Larry (1987)
Podiam ser os ingredientes de uma comédia mas resultaram num jogo de sucesso. Larry Laffer é quarentão mulherengo e virgem. Por onde passa tudo tende a correr mal, quando o personagem só quer ter sexo. O humor e cariz sexual são notas de destaque.
7/10
Prince of Persia (1989)
Um dos grandes clássicos dos anos 80. O cenário é a antiga Pérsia e tem como protagonista um jovem herói que tenta salvar a filha do Sultão, que foi presa numa torre por um feiticeiro. Os obstáculos e duelos são muitos e a luta de espadas foi uma grande inovação para a época.
8/10
SimCity (1989)
Apesar de ter sido incialmente desenvolvido em 1985, só foi disponibilizado em 1989. O objetivo passava por construir uma cidade de sucesso e nenhum detalhe podia ser deixado ao acaso de modo a evitar o colapso da criação.
9/10
Street Fighter II (1991)
Inicialmente lançado em 1987, acaba por ser bem-sucedido apenas em 1991, na segunda etapa do jogo. É escolher um dos oito lutadores, de diferentes zonas do mundo, e despachar todos à pancada até ser o melhor lutador.
10/10
Doom (1993)
É o jogo que dá fama ao modo first person shooter e deu que falar devido à violência. O jogador comanda um fuzileiro deportado para Marte depois de agredir um superior hierárquico que o obrigou a matar mulheres e crianças. Agora, trabalha para uma empresa que realizar experiências secretas que estão a correr mal, dando origem a criaturas horríveis que matam tudo o que lhes aparece à frente.
Pode jogar estes 10 clássicos em classicreload.com. Só tem de escrever o nome do jogo desejado e matar saudades.
Siga o ParaEles no Instagram