10 anos sem Heath Ledger, o Joker mais famoso

10 anos sem Heath Ledger, o Joker mais famoso

Culto

10 anos sem Heath Ledger, o Joker mais famoso

Assinala-se uma década da morte de Heath Ledger e também dez anos daquele que foi o seu melhor papel de sempre.

Artigo de Bruno Seruca

22-01-2018

No dia 22 de janeiro de 2008, Portugal acordou com a notícia da morte de Heath Ledger. Aquele que era considerado um dos melhores atores da sua geração – tinha 28 anos de idade – tinha sido encontrado sem vida em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. Existiu alguma especulação mas tempo mais tarde confirmou-se que Heath Ledger tinha sido vítima de uma overdose acidental de remédios. De acordo com informações veiculadas pela família, o ator tinha problemas para dormir e tomava compridos que o ajudassem nesse efeito.

Estávamos no início de 2008 e na altura todos recordaram Heath Ledger pela excelente prestação em «O Segredo de Brokeback Mountain». Filme de 2005 em que o ator e Jake Gyllenhaal davam vida a um romance homossexual protagonizado por dois cowboys. Entrava ainda no filme Michelle William, com quem teve uma filha, Matilda. O filme deu que falar devido à temática. E muitos julgavam que este seria o papel pelo qual seria eternamente recordado.

 


Até então, Heath Ledger contava com alguns filmes sem grande expressão mediática, independentemente das prestações. É o caso de «Casanova» «O Patriota», «Os Irmãos Grimm», «As 4 Penas Brancas» e até a comédia «10 Coisas que Odeio em Ti». Mas num golpe digno do destino, a sua melhor prestação apenas chegaria às salas de cinema nacionais seis meses após a sua morte. Foi a 24 de julho de 2008 que estreou «O Cavaleiro das Trevas». E a expetativa era enorme em torno da prestação de Heath Ledger no papel de Joker, o eterno rival de Batman (protagonizado por Christian Bale).

 

«O Cavaleiro das Trevas» é visto como o melhor filme de Heath Ledger.

 

O filme foi considerado brilhante. E a prestação de Heath Ledger assombrosa. Ainda hoje é recordado como um dos melhores vilões da história do cinema. A crítica foi unânime e o ator australiano foi galardoado com o Óscar de melhor ator secundário. E os prémios póstumos não se ficaram por aqui. O papel valeu-lhe ainda um Globo de Ouro, um BAFTA e um Screen Ators Guild Award. Este acaba por ser o papel mais marcante da curta carreira de um ator a quem se antevia um futuro brilhante. Tanto que no ano seguinte ainda estreia «Parnassus – O Homem Que Queria Enganar o Diabo», aquele que é o seu último filme, algo de que poucas pessoas têm memória devido à intensidade dada a Joker. No dia que se assinalam os 10 anos da morte de Heath Ledger, partilhamos algumas curiosidades sobre o eterno Joker.

 

 

1 – A estreia em «Home and Away»
Ao bom estilo de muitos atores australianos, Heath Ledger deu início à carreira na série «Home and Away». Dava vida a um bad boy e apareceu em apenas 10 episódios. Teve bastante sucesso mas recusou uma proposta para continuar na série.

2 – «Roswell»
Em 1999 esteve perto de ser escolhido para a série «Roswell» que esteve no ar entre 1999 e 2002. A FOX acabou por não o escolher porque já tinha sido escolhido para a série «Roar» que não tinha sido um sucesso de audiências. A FOX decidiu não arriscar com nova escolha.

 

Jake Gyllenhaal, com quem contracenou em «O Segredo de Brokeback Mountain», era um dos seus grandes amigos.

 

3 – Papéis cruzados
Heath Ledger recusou diversos papéis ao longo da carreira. Não quis participar em «Alexandre, O Grande» e o papel acabou por ser entregue a Colin Farrell. Curiosamente, foi o mesmo ator que acabou por substituí-lo em «Parnassus – O Homem Que Queria Enganar o Diabo», filme que não gravou até ao fim.

4 – O grande amigo do cinema
Jake Gyllenhaal era um dos seus grandes amigos. O ator com quem protagonizou «O Segredo de Brokeback Mountain» é o padrinho de Matilda, a única filha do ator.

5 – Realizador
A curta carreira não deu tempo para que trabalhasse enquanto realizador em longas-metragens. Mas ainda revelou o seu talento em três vídeos de música: «Morning Yearning», de Ben Harper, «Cause An Effect», de N´Fa Foster Jones e «King Rat», de Modest Mouse foram realizados por si.

 

 

6 – Filha receberá Óscar
Matilde irá receber o Óscar póstumo vencido pelo pai quando completar 18 anos de idade, em 2023. Até lá a estatueta dourada continuará à guarda do pai do ator, John Ledger. Trata-se de uma regra da Academia.

Fotos: Impala e DR

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

22-01-2018



RELACIONADOS