Tornou-se viral uma falha que permite voltar a ver fotografias de visualização única enviadas pelo WhatsApp. Esta falha, que tem vindo a ser exposta por diversos utilizadores, está a assustar várias pessoas. Que receiam assim que conteúdos mais sensíveis acabem por ser partilhados. Isto quando deveriam ser vistos apenas uma vez.
Leia ainda: Qual a aplicação mais segura para enviar mensagens?
Cyberphone, o iPhone inspirado no Cybertruck da Tesla
Apesar de se terem tornado virais vários vídeos a expor a falha, a verdade é que o problema remonta ao início deste ano. Foi nessa altura que a falha foi detetada. Com a nova ampla partilha de vídeos existe a ideia de que será um novo problema do WhatsApp. Ainda assim, esta não é a realidade. Sendo que a falha foi corrigida de forma discreta e sem alarido por parte da Meta. Assim, neste momento não é possível voltar a ver mensagens que sejam enviadas com a indicação de visualização única.
É possível voltar a ver imagens de visualização única?
Tudo isto tem levantado uma questão. Afinal, é possível ter acesso a imagens de visualização única depois de terem sido vistas uma vez? A resposta é não. Assim que estes conteúdos são vistos acabam por desaparecer. Sem ficarem guardados nos aparelhos nos quais são visualizados. Não existe também a possibilidade de fazer print ou encaminhar o conteúdo. De salientar que caso queira saber se a outra pessoa viu a mensagem de visualização única deverá ter as confirmações de leitura ativas no WhatsApp. Ainda assim, nunca é demais realçar que só deverá enviar conteúdos sensíveis para pessoas de confiança.
Fotos: Reprodução Shutterstock