A Volvo é mais uma marca que está atenta ao fenómeno dos carros autónomos. A Tesla deu o grito de partida neste segmento e várias outras seguiram o exemplo. Os protótipos são já vários, demonstrando que o futuro da indústria passará em grande parte por isto. Ainda assim, a marca de carros sueca adoptou uma visão algo diferente das restantes.
Quando pensamos em carros autónomos, pensamos, em grande medida, em veículos para distâncias mais curtas, para destinos cujos quais o carro já está “acostumado”, como de casa ao trabalho, por exemplo. Para além disso, pensamos sempre numa condução em que, embora seja o carro com as rédeas na mãos, nós exercemos um papel de supervisão, para que nada de mal possa correr.
A Volvo, por outro lado, com o seu novo “concept car” pretende ir um pouco mais além. A marca apresentou o 360c, um carro elétrico de condução autónoma que tem como objetivo oferecer uma nova forma de viajar, mais cómoda e privada, combatendo, por exemplo, os voos de curta duração.
Este protótipo foi desenhado de forma a que o condutor e os passageiros possam dormir durante a viagem, enquanto o veículo toma conta da condução.
“A cabina para dormir permite-lhe desfrutar de um conforto e paz premium por toda a noite e acordar fresco ao seu destino. Permitir-nos-á competir com as maiores fabricantes de aeronaves do mundo”, esclareceu o vice-presidente sénior de estratégia corporativa da Volvo, Marten Levenstam.
A ideia de competir com aviões é vista como absurda, mas o responsável da Volvo avança que “não é conhecido o que guarda o futuro da condução autónoma” mas que esta inovação terá “um impacto profundo na forma como as pessoas viajam, desenhamos as nossas cidades”. Para Marten Levenstam, o 360c é “uma forma de começar essa conversa, com mais ideais e respostas à medida que seguimos em frente”.