A Volkswagen prevê instalar 36 mil postos de carregamento na Europa até 2025. Esta aposta no desenvolvimento de um parque europeu de carregamento inclui também postos nas fábricas e concessionários da marca. Este é mais um esforço da marca no sentido de potenciar a utilização das viaturas elétricas.
“A infraestrutura de carregamento é cada vez mais um fator crucial para o desenvolvimento da mobilidade elétrica. Carregar um automóvel elétrico deve ser tão fácil quanto carregar um smartphone. É por esta razaão que devemos ter mais postos públicos e facilitar a instalação de wallboxes”, refere Thomas Ulbrich, responsável pela mobilidade elétrica da Volkswagen.
Postos de carregamento da Volkswagen para todos os cenários possíveis
A marca estima que 70% dos carregamentos serão feitos em casa ou no trabalho. Assim, a marca Elli (da VW) vai oferecer soluções para esta necessidade já a partir de 2020. Nas fábricas alemãs da marca, por exemplo, serão instalados 4000 pontos de carregamento. Estes estarão disponíveis para os funcionários, mas muitos deles também para o público.
Leia ainda: Michelin apresenta protótipo de pneu que dispensa ar
Relativamente a postos públicos, estes representam cerca de 25% das necessidades de carregamento. Com o serviço “We Charge”, os clientes poderão usufruir de mais de 100 mil postos por toda a Europa.
Quanto a postos de carregamento rápido, de 100 a 125 kW, a marca prevê instalar 400 estações com cerca de 2400 postos nas principais estradas e autoestradas. O investimento total é de cerca de 250 milhões de euros.