André Villas-Boas vai participar no próximo Rally Dakar. A paixão do treinador por desportos motorizados e o sonho de participar numa edição da prova mais longa de todo-o-terreno não são novidade e agora vai mesmo realizar-se. O treinador, de 40 anos, está inscrito pela equipa da Overdrive e vai pilotar um Toyota Hillux.
Villas-Boas terá como copiloto um nome experiente por estas andanças, o ex-motociclista português Rúben Faria.«Quando o André me convidou para esta aventura pensei na resposta, a dar, em apenas cinco segundos. É um desafio fantástico e penso que podemos fazer um bom Dakar. Isto significa, em cada etapa, chegar ao ‘bivouac’ e não muito tarde», disse Ruben Faria ao site oficial do Dakar.
Rúben Faria fará a estreia em Dakar em quatro rodas. O piloto português já é um veterano no Dakar, com destaque para o ano 2013, onde foi o segundo classificado nas motas.
Villas-Boas não é estranho a estas andanças
Esta não é a primeira vez que Villas-Boas participa numa prova deste tipo. Em 2016, o antigo treinador do FC Porto participou, aos comandos de uma KTM, na Baja de Portalegre. «Falei com o meu amigo Alex Doringer, responsável de equipa da KTM, que me disse que precisaria de um ano inteiro de preparação para fazer o Dakar com uma moto. Por isso aconselhou-me a estar presente ao volante de um auto», disse ao site oficial da prova o treinador, que deixou os chineses do Shanghai SIPG.
O treinador terminou o último campeonato chinês no segundo lugar, a 6 pontos dos campeões, o Guangzhou Evergrande, treinado pelo bem conhecido dos portugueses, Luiz Felipe Scolari.
Curiosamente, Villas-Boas vai seguir as pisadas do tio Pedro que participou no então «Rali Paris-Alger-Dakar», em 1982, também na categoria auto.
A prova decorre desde 2009 na América do Sul. Esta edição arranca no próximo sábado (6 de janeiro) em Lima, no Peru, e termina no dia 20 de janeiro, em Córdoba, na Argentina.
André Villas-Boas está a treinar na China, no Shanghai SIPG, que terminou o último campeonato chinês no segundo lugar. O Guangzhou Evergrande, então treinado por Luiz Felipe Scolari, ficou com o título de campeão.
A participação portuguesa na prova não se fica por Villas-Boas e Rúben Faria. Nas motos participarão Joaquim Rodrigues com Hero Motosports e Mário Patrão com uma KTM. Nos carros, vai participar Carlos Sousa, ao volante de um Renault Duster. Pedro de Mello Breyner é o representante luso na categoria SxS. Elisabete Jacinto – presença assídua na prova – não marcará presença nos camiões.
Foto: D.R.