Em época de férias multiplicam-se as viagens de avião para chegar ao destino escolhido para o desejado descanso. Em pleno voo muitas são as pessoas que acabam por ligar-se ao Wi-Fi grátis disponibilizado pela companhia aérea. E estando a bordo de uma aeronave, nada pode correr mal, certo? Errado! É melhor que tenha cuidado com a rede a que se está a conectar.
Leia ainda: Quase metade dos festivaleiros faz sexo nos festivais de música
A Polícia Federal Australiana deteve um homem que estava, em pleno voo, a criar pontos de acesso Wi-Fi gratuitos falsos. Que não eram mais do que uma cópia de redes legítimas. O que possibilitava recolher dados pessoas de pessoas mais desatentas ou menos cuidadosas. Ao tentar aceder a estas redes, os utilizadores acabaram por partilhar dados como emails ou credenciais de acesso às redes sociais. E toda esta informação foi armazenada num dispositivo do homem. “Os detalhes de e-mail e senha recolhidos podem ser usados ??para aceder a mais informações pessoais, incluindo comunicações on-line da vítima, imagens e vídeos armazenados ou dados bancários”, explicam as autoridades.
O que fazer para estar protegido?
As autoridades utilizam este exemplo para deixar um alerta a todas as pessoas que utilizam redes Wi-Fi grátis, quer seja num avião ou não. “Para se ligar a uma rede Wi-Fi gratuita, não precisa de inserir nenhum dado pessoal, como fazer login através de um e-mail ou conta de rede social”, explica Andrea Coleman, inspetora de crimes cibernéticos do Comando Ocidental da Polícia Federal Australiana através de comunicado. “Se quiser usar hotspots públicos de Wi-Fi, instale uma rede virtual privada (VPN) confiável nos seus dispositivos para criptografar e proteger os seus dados ao usar a Internet”, acrescenta.
“Ao usar uma rede pública, desative a partilha de arquivos, não faça nada sensível — como transações bancárias — enquanto estiver ligado. E quando terminar de usá-la, altere as configurações do seu dispositivo para ‘esquecer esta rede’”, prossegue. “Também recomendamos desligar o Wi-Fi do telefone ou outros dispositivos eletrónicos antes de sair em público, para evitar que o dispositivo se ligue automaticamente a um ponto de acesso”, termina.
Fotos: Shutterstock