Se é verdade que as redes Wi-Fi públicas podem ser uma preciosa ajuda para muitas pessoas, também não deixam de poder ser um grande problema para quem utiliza o computador para aceder às mesmas. O que faz com que se exijam cuidados para evitar grandes sustos. E quem o alerta é a Microsoft, que aconselha que o Windows seja atualizado.
Leia ainda: 6 dicas para se destacar no LinkedIn
A atualização mais recente, de junho de 2024, foca-se numa falha detetada recentemente. Classificada como CVE-2024-30078, a falha está relacionada com os drivers Wi-Fi do Windows. Esta possibilitava que um pacote de rede malicioso fosse enviado para uma máquina ligada a uma qualquer rede Wi-Fi pública. Isto com o objetivo de executar o código malicioso no dispositivo.
O que pode acontecer
Este cenário não obriga a qualquer intervenção dos piratas informáticos, podendo mesmo ser automatizada. O que levava a que uma rede Wi-Fi pública fosse infetada. Ou seja, os hackers teriam apenas de partilhar uma rede sem fios sem segurança e aguardar apenas que os utilizadores se ligassem à mesma. Este comportamento aparentemente inocente faria com que os utilizadores nem sequer se apercebessem de que estavam infetados. Por sua vez, o malware teria facilidade em copiar dados pessoais enquanto o computador estivesse ligado à rede. Por isso, se recorre regularmente a redes Wi-Fi públicas é recomendado que atualize o Windows.
Fotos: Shutterstock