Temu acusada de enganar consumidores europeus

Temu acusada de enganar consumidores europeus

Consumo

Temu acusada de enganar consumidores europeus

Temu acusada de enganar consumidores europeus. Plataforma chinesa defende-se das acusações.

Artigo de Bruno Seruca

16-05-2024

Nos dias que correm é complicado encontrar alguém que não tenha feito compras na Temu ou que não tenha ouvido recomendações da plataforma de comércio online. Ainda assim, a empresa chinesa está a ser acusada de enganar os consumidores europeus. Quem o garante é a Federação de Associações de Consumidores da União Europeia (BEUC) que já apresentou uma queixa por manipulação dos utilizadores. Bem como por uma suposta violação do Regulamento de Serviços Digitais da UE.

Leia ainda: Afinal, passar tempo na Internet faz bem ou mal à saúde? Estudo dá resposta surpreendente

A diretora-geral da BEUC salienta, em declarações citadas pela RTP, que o site da Temu, que conta com 75 milhões mensais de consumidores europeus, “está repleto de interfaces enganosas para encorajar os consumidores a gastar mais na plataforma”. “Os consumidores recebem versões diferentes e mais caras quando clicam num produto”, acrescenta Monique Goyens. Salientado ainda as dificuldades encontradas “quando querem encerrar a conta”. Existe ainda a acusação de que a Temu não revelar, em muitos casos, se estamos perante um produto que cumpre os requisitos de segurança da União Europeia.

Temu defende-se das acusações

Ja a Temu apresenta a defesa em declarações à France Press. A empresa garante que irá analisar a queixa, mostrando total disponibilidade para cooperar com as partes interessadas. Refere ainda total disponibilidade para “melhorar o serviço e corrigir quaisquer deficiências, (…) estamos comprometidos com a transparência e a total conformidade com todas as leis”.

Mais queixas contra a Temu

No início de 2024, a Federação Alemã de Associações de Consumidores já tinha acusado a Temu de exibir críticas enganosas sobre produtos. Bem como de enganar consumidores no que a reduções de preços diz respeito. Em fevereiro foram impostas, pelo Regulamento de Serviços Digitais da UE, novas obrigações à Temu. A plataforma foi alertada para a aplicação de multas caso não fossem respeitadas as proibições de interfaces enganosas. Como é o caso de apresentar um preço de venda inferior aquele que os consumidores vão pagar.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

16-05-2024



RELACIONADOS