Telemóveis chineses vendidos com vírus que rouba dinheiro

Telemóveis chineses vendidos com vírus que rouba dinheiro

Consumo

Telemóveis chineses vendidos com vírus que rouba dinheiro

Este equipamento chega aos consumidores com os malwares Triada e xHelper instalados. Isto causava problemas que não eram solucionados, mesmo que se restaurasse o telemóvel.

Artigo de Equipa Paraeles

26-08-2020

São imbatíveis no preço e o design não envergonha ninguém, mas há muito que correm rumores sobre o facto de alguns telemóveis chineses poderem servir de porta de entrada para malware. E agora chega a notícia que alguns telefones chineses foram vendidos com vírus. Este usa o pacote de dados e retira dinheiro através de serviços pagos contratados. Isto sem o conhecimento dos utilizadores.

A revelação foi feita pelo BuzzFeed e em causa está o smartphone Tecno W2. Este equipamento chega aos consumidores com os malwares Triada e xHelper instalados. Isto causava problemas que não eram solucionados, mesmo que se restaurasse o telemóvel. Os dois malwares em questão faziam o download de aplicações, assinando depois serviços pagos sem consentimento do utilizador. Este depois deparava-se com contas inesperadas e excesso de uso de pacote de dados.

Está sempre a perder o telemóvel? Com a Samsung isso vai acabar

Não precisa de ser necessariamente um “cabeça no ar” para perder o telemóvel, ainda que estes o percam com mais frequência. Para ambos os casos, uma nova funcionalidade nos smartphone da Samsung vai ser uma excelente ferramenta. Quem tem aparelhos da fabricantes sul-coreana já conhece a app Find My Mobile, que tem agora uma nova atualização que a torna ainda mais eficiente.

Leia ainda: Xiaomi prepara smartphones com câmaras inovadoras

A atualização  7.1.08.0 da aplicação permite encontrar o seu aparelho mesmo que este não esteja ligado a nenhuma rede, de acordo com o site 9to5 Google. Imagine por exemplo o cenário em que lhe roubam o smartphone  e desligam os dados e o WiFi. Agora, com esta atualização, já vai ser possível localizar o aparelho. Esta funcionalidade, explica o Engadget, poderá não funcionar de forma tão precisa em áreas rurais, onde existe menos aparelhos.

Veja o vídeo:

Mesmo offline, já não vai perder o seu Samsung

Ativar este novo recurso é bastante simples. Basta que o utilizador abra a app e procure a opção “localização offline”. A localização offline funciona com a ajuda de telemóveis ou tablets que estejam nas proximidades, porque os aparelhos Samsung Galaxy que têm a opção podem procurar telemóveis do mesmo operador que estejam por perto.


 

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

26-08-2020



RELACIONADOS