Bill Gates admitiu recentemente que um dos seus maiores erros foi a Microsoft não ter sido a primeira a criar um sistema operativo de smartphones para concorrer com a Apple, ficando a Google, com o Android, com esse papel. O Windows Phone chegou tarde e foi um fracasso de vendas. Sem que nada esperasse, a empresa liderada por Gates vai voltar a tentar ter sucesso neste mercado com o Surface Duo.
Leia ainda: PlayStation 5 vai ter assistente virtual ao estilo de Homem de Ferro
Os eventos de apresentação das grandes empresas resumem-se nos últimos tempos a mera formalidade. Isto porque a maioria dos produtos que vão apresentar já circulam na Internet em forma de leak. No entanto, as surpresas acontecem. E a apresentação de um smartphone foi talvez uma das maiores surpresas do mundo da tecnologia.
Chama-se Surface Duo por ter dois ecrãs, que podem trabalhar em conjunto ou de forma independente. Isto é, um deles pode estar aberto numa determinada aplicação e o outro numa outra, ou podem complementar-se na mesma app. Têm ambos 5,6 polegadas.
Veja o vídeo:
Surpresas não se ficaram por aqui
Pouco mais se sabe sobre esta nova aposta da Microsoft. O processador será o potente Snapdragon 855, mas como o aparelho só chegará às lojas no final do próximo ano, é possível que venha a ter um processador mais avançado. Esta é a resposta da Microsoft à tendência dos smartphones dobráveis e marca o regresso da fabricante a este mercado no seu geral.
Veja também: Vício de Call of Duty já pode passar para o smartphone
A Microsoft aproveitou também para apresentar o Surface Neo, um computador portátil em tudo semelhante a este novo smartphone. Isto é, com dois ecrãs que se complementam. Apresentaram ainda os Surface Earbuds, pequenos fones, para concorrer com os AirPods da Apple, que têm como principal característica reconhecer gestos.