Que sapatos utilizar no trabalho?

Que sapatos utilizar no trabalho?

Consumo

Que sapatos utilizar no trabalho?

Existem empresas que olham para os pés dos candidatos na hora de contratar. Fica a saber quais os tipos de sapatos que podes utilizar no local de trabalho.

Artigo de Bruno Seruca

06-03-2018

Não existem dúvidas de que os ténis são muito mais confortáveis do que sapatos. Mas tal como não se levam sapatos para treinar no ginásio, nem sempre os ténis são bem-vindos no local de trabalho. E aquilo que levas calçado pode ser um fator eliminatório numa entrevista de emprego. Um estudo recente revela que bancos de investimento não costumam contratar candidatos que não apareçam na entrevista de emprego com sapatos pretos. Mas não é apenas neste tipo de profissão que o calçado se destaca. O que escolhemos continua a ser alvo de atenção, mesmo em ambientes mais descontraídos e casuais, como acontece com o popular dress code «business casual». Por isso, presta atenção aos sapatos de que te vamos falar e fica a saber se são os mais indicados para o dress code da tua empresa.

 

Existem empresas que excluem candidatos que não usem os sapatos adequados à função.

 

Oxford
Se o tema de conversa aborda sapatos formais, é impossível não falar do modelo Oxford. Este modelo tem origem na Escócia e Irlanda. Aquilo que os distingue é o facto de as palas com a perfuração para os atacadores serem cosidas a partir da sola do sapato. Caraterística que os torna mais confortáveis. Em tempos este modelo era o único que se aceitava na cidade. É considerado a combinação perfeita para fatos. Sendo que também podem ser combinados com calças chino ou mesmo jeans. É considerado o tipo de sapato dos membros da administração da empresa.

 

Que sapatos utilizar no trabalho?
Zara

 

Derby
É quase o oposto do modelo anterior. Aliás, este modelo é o menos formal do grupo de sapatos clássicos. O que faz com que seja um modelo mais comum. Distingue-se por ter a pala sob os atacadores feita do mesmo material da biqueira do sapato. Acaba por ser mais largo do os Oxford. Já foi visto como sapato de fim-de-semana. Mas tem vindo a conquistar grande popularidade. Até porque combina praticamente com tudo, dos jeans aos fatos. O que faz com que combine com os mais diferentes estilos que os funcionários devem seguir.

 

Que sapatos utilizar no trabalho?
Hugo Boss

 

O modelo Derby é considerado o menos forma dos sapatos clássicos.

 

Monk
O nome não deixa margem para dúvidas. Este modelo tem origem nos sapatos dos monges. O realce vai para a formalidade média. Ou seja, é menos formal do que o modelo Oxford, mas mais do que os Derby. A caraterística que os distingue é a ausência de atacadores, que dão lugar a uma fivela metálica situada na lateral do sapato. É associado a fatos e calças mais formais. Mas fica igualmente bem com jeans. É uma opção estética quando combinado com fatos.

 

Que sapatos utilizar no trabalho?
Massimo Dutti

 

Loafer
Foi na década de 1930 que a família norte-americana Spaulding desenvolveu este modelo. Mas a popularidade chegou mais tarde. Quem não se recorda de Don Johnson com este modelo na série «Miami Vice». Tem como grande vantagem a versatilidade. Pois praticamente pode ser utilizado com tudo. Mas talvez seja melhor não usares este modelo com um fato mais clássico. Fatos mais casuais e calças chino ficam muito bem com Loafers. Ou mesmo com blazer e gravata. É o tipo de sapato que está bem visto em todas as empresas.

 

Que sapatos utilizar no trabalho?
Mr. Sousa | Eureka

 

As botas Chelsea são uma boa opção para jeans e roupas menos formais.

 

Botas Chelsea
Modelo não muito alto que se destaca pelo elástico na lateral da bota. E que está cada vez mais na moda. É uma daquelas opções que vive algures no universo do dress code smart-casual. A combinação perfeita está dependente da cor e do material das botas. É uma boa escolha para jeans e para roupas menos formais.

 

Que sapatos utilizar no trabalho?
Cortefiel

 

Ténis
Existem homens que gostariam de utilizar ténis todos os dias. Será que isto é possível? O que faz dos ténis algo indicado para utilizar no escritório? Têm que ser baixos, regra que se perde quando a empresa não tem um dress code. E preferencialmente de pele. Sendo algo casual não deve ser combinado com os fatos mais formais. Pode ser combinado com blazer e calças que não são do mesmo conjunto. Em caso de vontade de usar ténis com fatos mais formais, o risco é menor quando se combinam ténis com fatos slim. Em empresas criativas os ténis são sempre bem recebidos.

 

Que sapatos utilizar no trabalho?
Zara

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

06-03-2018



RELACIONADOS