Estes são os tipos de passwords mais vulneráveis a ataques de hackers

Estes são os tipos de passwords mais vulneráveis a ataques de hackers

Consumo

Estes são os tipos de passwords mais vulneráveis a ataques de hackers

O Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido fez uma lista com as passwords mais comuns entre os utilizadores de Internet.

Artigo de Hugo Mesquita

22-04-2019

Os ataques de hackers têm sido constantes nos últimos tempos. Várias notícias vão surgindo de alguns dos sites com mais tráfego do mundo com os dados dos seus utilizadores nas mãos destes piratas informáticas. Se as plataformas têm quota de culpa na pouca segurança aos seus utilizadores, não é menos verdade que, muitas vezes, as passwords escolhidas pelos utilizadores tornam as contas mais vulneráveis a possíveis ataques.

O receio de esquecer a password faz com que uma grande maioria opte por palavras passe um pouco óbvias. Usam nomes, datas de aniversário, equipas de futebol, nomes de animais e até mesmo letras e números que ficam próximas no teclado. Tal prática facilita bastante o trabalho dos hackers.

Leia também: Netflix vai ter botão de “reprodução aleatória”

A pensar nestas vulnerabilidades, o Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido criou uma lista com as passwords comuns entre os utilizadores de Internet. A sequência “123456” é a mais utilizada, segundo a lista, com 23.2 milhões de contas com esta password. A sequência completa de algarismo, de 1 a 9, “123456789”, é a segunda mais popular com 7.7 milhões.

Junte-se a nós no Instagram

 

Nomes próprios, clubes de futebol e gostos musicais entre as passwords mais comuns

“QWERTY”, as seis primeiras teclas do teclado da esquerda para direita, é a terceira mais utilizada com um total de 3,7 milhões de contas. Segue-se com uma uma ligeira diferença, de 100 mil contas, a palavra “password”. As senhas “iloveyou” (amo-te), “monkey” (macaco) e “dragon” (dragão) estão entre as 20 mais usadas.

Segundo a mesma organização, a utilização do nome próprio, clubes de futebol e gostos musicais estão também entre as preferências. Como medida de segurança, aconselham a utilização de três palavras aleatórias na password. Rui Duro, especialista português de cibersegurança, em entrevista ao paraeles, deu alguns conselhos aos nossos leitores neste campo (leia a entrevista).

Leia ainda: Ducati MIG-RR, a bicicleta de montanha elétrica que custa mais de 5000 euros

Estes dados do Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido foram recolhidos através do site Have I Been Pwened. Esta página permite aos utilizadores saber se as suas contas foram alvo de ataques informáticos.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

22-04-2019



RELACIONADOS