A Bitcoin é um dos assuntos de momento e motivo de grande discórdia. Saltou para as bocas do mundo depois do valor de uma única unidade ter ultrapassado a barreira dos 10 mil dólares. Há quem a defenda como o fundador da Microsoft Bill Gates por, entre outras coisas, facilitar as transações. Por outro lado, há quem tema a utilização desta moeda em atividades ilícitas, como alertou Joseph Stiglitz, Prémio Nobel de Economia em 2001. Mas afinal, o que é a Bitcoin?
A Bitcoin é uma criptomoeda digital criada em 2008 com o objetivo de criar uma alternativa ao dinheiro tradicional.
Permite transações financeiras sem a regulação de governos e/ou instituições bancárias.Funciona como «blockchain», isto é, os dados estão espalhados por vários pontos do mundo, de maneira descentralizada, o que impede que as informações sejam adulteradas.
O valor deste tipo de moedas é extremamente volátil. É comum, no mesmo dia, registar subidas e descidas de valor de mais de 20%. Ainda assim, o valor tem vindo a crescer. Atualmente, esta divisa virtual tem uma dimensão de cerca de 320 mil milhões de dólares.
A Tesla e o eBay já aceitam esta moeda como forma de pagamento e há rumores de que várias outras grandes empresas começam a ponderar a sua utilização.
Como funciona?
Necessitas de fazer download de um software que permita criar a tua carteira de bitcoins. Este software vai te fornecer um endereço de identificação único, só teu, que deverás utilizar para fazer as transações. Com esta carteira podes comprar bitcoins a um outro utilizador, ou recorrendo a uma bolsa desta moeda virtual. Os movimentos ficarão todos registados na «blockchain».