Quer ter o smartphone mais seguro? Só precisa de fazer isto uma vez por semana

Quer ter o smartphone mais seguro? Só precisa de fazer isto uma vez por semana

Consumo

Quer ter o smartphone mais seguro? Só precisa de fazer isto uma vez por semana

Fique a par de uma dica importante, e de várias outras, para que o smartphone esteja mais seguro e menos exposto a ataques.

Artigo de Bruno Seruca

03-06-2024

É perfeitamente comum encontrar pessoas que têm o smartphone ligado 24 horas por dia, sete dias por semana. Mas será que é algo que deverá fazer quando o tema é a segurança do famoso gadget? Há quem defenda que não. Este é o caso da agência de segurança nacional dos Estados Unidos (NSA) que recomenda que os utilizadores façam um reset à memória do aparelho. Devendo assim desligar o sistema e reiniciar o smartphone.

Leia ainda: Gmail faz aquilo que os utilizadores tanto desejam

Este conselho está relacionado com questões de segurança e privacidade. Assim, a NSA recomenda que desligue e reinicie o smartphone uma vez por semana. Mas há mais dicas a ter em mente. Por exemplo, é recomendado que desligue o Bluetooth sempre que não o estiver a usar. É ainda aconselhado que não se ligue a redes públicas de Wi-Fi. Aliás, deverá mesmo desligar a rede móvel quando não está a necessitar da mesma. Sendo ainda recomendado que apague as redes que não utiliza.

Cuidado com microfone e câmara

Entre as dicas da NSA está ainda que não deverá ligar-se a fontes amovíveis de multimédia que não conheça. Bem como que as capas dos smartphones abafem o microfone e tapem a câmara quando não estão a ser usados. Já ao telefone deverá evitar falar sobre temas mais sensíveis caso esteja na presença de outros aparelhos. Já as passwords e pins de bloqueio do ecrã devem ser fortes, no mínimo com seis dígitos. Já o bloqueio automático do aparelho deve estar definido para os cinco minutos. É ainda aconselhado que reforce a proteção com dados biométricos de reconhecimento facial e impressão digital.

É também recomendado que instale o mínimo de aplicações possível e que só faça o download das mesmas em plataformas oficiais. Cuidado ainda em relação aos dados pessoais que partilha nas aplicações. Não se esqueça de fechar as aplicações que não está a usar e tenha o sistema operativo atualizado com a versão mais recente. Tudo isto, defende a NSA, ajuda a diminuir o risco de ser vítima de phishing, instalação de malware ou apyware no smartphone.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

03-06-2024



RELACIONADOS